Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados viajam ao RS na 2ª para discutir embargo da carne de RO


A comissão de deputados estaduais criada para discutir com o governo gaúcho o motivo do embargo à importação do Rio Grande do Sul da carne bovina de Rondônia viaja nesta segunda-feira àquele Estado. A comissão vai levar os dados sobre a sanidade do rebanho de Rondônia, inclusive técnicos do Idaron integram a comitiva, para assegurar junto à Câmara Setorial da Carne do Rio Grande do Sul, informações precisas sobre a situação sanitária e as ações de fiscalização da fronteira de Rondônia.

“Precisamos dar uma resposta rápida, coerente, baseada em dados técnicos, para mostrar ao governo gaúcho que não há nenhum risco de a febre aftosa voltar ao rebanho de Rondônia. A motivação da medida foi um foco da doença em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, região localizada a mais de 1.000 quilômetros de nossas fronteiras, que estão sendo vigiadas para evitar o transporte de qualquer animal ou derivado”, destacou o presidente da comissão, deputado Luiz Cláudio (PTN), que integra a comissão junto com os deputados Wilber Coimbra (PSB), Valdivino Rodrigues (PRP), Ezequiel Neiva (PPS) e Ribamar Araújo (PT).

“O processo de escolha da comissão foi amplamente debatido entre todos os deputados e a sua composição mostra a participação de deputados de diferentes bancadas, numa prova da afinidade e da harmonia que impera nessa Casa”, destacou o presidente da Assembléia, Neodi Carlos.

A comissão se reuniu com os secretários de Agricultura, Marcos Petisco e da Agência Idaron, Désio Lira, para definir os pontos de atuação para reverter a situação que prejudica o Estado. Nessa viagem, os parlamentares passam antes pelo Ministério da Agricultura, em Brasília, para manifestar a posição de Rondônia em relação ao problema e pedir apoio ao Estado para a superação do impasse. “O grande problema é que esse embargo pode resultar num efeito em cadeia, prejudicial a Rondônia, quando estamos num momento de expectativa para a exportação da carne para o Chile”, observou Ribamar Araújo.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

Deputada federal Cristiane Lopes celebra 25 anos da AMA-RO e anuncia investimentos para ampliar atendimentos

Deputada federal Cristiane Lopes celebra 25 anos da AMA-RO e anuncia investimentos para ampliar atendimentos

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)