Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados viajam ao RS na 2ª para discutir embargo da carne de RO


A comissão de deputados estaduais criada para discutir com o governo gaúcho o motivo do embargo à importação do Rio Grande do Sul da carne bovina de Rondônia viaja nesta segunda-feira àquele Estado. A comissão vai levar os dados sobre a sanidade do rebanho de Rondônia, inclusive técnicos do Idaron integram a comitiva, para assegurar junto à Câmara Setorial da Carne do Rio Grande do Sul, informações precisas sobre a situação sanitária e as ações de fiscalização da fronteira de Rondônia.

“Precisamos dar uma resposta rápida, coerente, baseada em dados técnicos, para mostrar ao governo gaúcho que não há nenhum risco de a febre aftosa voltar ao rebanho de Rondônia. A motivação da medida foi um foco da doença em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, região localizada a mais de 1.000 quilômetros de nossas fronteiras, que estão sendo vigiadas para evitar o transporte de qualquer animal ou derivado”, destacou o presidente da comissão, deputado Luiz Cláudio (PTN), que integra a comissão junto com os deputados Wilber Coimbra (PSB), Valdivino Rodrigues (PRP), Ezequiel Neiva (PPS) e Ribamar Araújo (PT).

“O processo de escolha da comissão foi amplamente debatido entre todos os deputados e a sua composição mostra a participação de deputados de diferentes bancadas, numa prova da afinidade e da harmonia que impera nessa Casa”, destacou o presidente da Assembléia, Neodi Carlos.

A comissão se reuniu com os secretários de Agricultura, Marcos Petisco e da Agência Idaron, Désio Lira, para definir os pontos de atuação para reverter a situação que prejudica o Estado. Nessa viagem, os parlamentares passam antes pelo Ministério da Agricultura, em Brasília, para manifestar a posição de Rondônia em relação ao problema e pedir apoio ao Estado para a superação do impasse. “O grande problema é que esse embargo pode resultar num efeito em cadeia, prejudicial a Rondônia, quando estamos num momento de expectativa para a exportação da carne para o Chile”, observou Ribamar Araújo.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)