Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados recebem pedido para que voto de desempate seja extinto nos julgamentos do TATE

Presidente da Facer defende alterações na lei que regula o Tribunal Administrativo do Estado de Rondônia


Deputados recebem pedido para que voto de desempate seja extinto nos julgamentos do TATE  - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) e o deputado Cirone Deiró se reuniram nesta semana com o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Rondônia (Facer), Marco Cesar Kobayashi, acompanhado advogado Rafael Duck Silva. Na pauta, o pedido do dirigente da Facer para que o voto de desempate nos julgamentos do Tribunal Administrativo do Estado de Rondônia (TATE), seja extinto.


De acordo com Kobayashi, a lei 4.929/2020, que regula as funções e competências do TATE, estabelece que o órgão é composto por representantes do Estado, através de auditores fiscais, e por entidades de classe do setor produtivo, sendo um órgão paritário de julgamento.


"Mas, hoje quando há empate, nos julgamentos de processos administrativos de recursos dos contribuintes, sobretudo em relação ao ICMS, há a previsão de que o presidente tem o voto de desempate. E isso precisa ser revisto para dar mais equilíbrio: em caso de empate, que seja dado ganho para o contribuinte, medida que vem sendo adotada em outros tribunais administrativos do país", explicou Kobayashi.


"Se há essa possibilidade de alteração na lei, que possamos discutir e fazer essa adequação, para dar mais equilíbrio nos julgamentos do TATE", explicou Redano.


A União já definiu com a lei 13.988/2020 pelo fim do voto de desempate ao presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). "Podemos trazer essa nova experiência aqui para Rondônia, com o fim do empate nos julgamentos do TATE", finalizou Cirone.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)