Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados querem frigorífico para abate do peixe


Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, os deputados Cleiton Roque (PSB) e Só na Bença (PMDB) apresentaram ao Poder Executivo indicação sobre a necessidade de instalação de um frigorífico para abate de peixes no município de Pimenta Bueno. De acordo com os parlamentares, a piscicultura é a nova opção de agronegócio em Rondônia, devido ao desenvolvimento impressionante da atividade nos últimos três anos.

O investimento no setor cresceu 300% no período, conforme informações dos técnicos da Superintendência Federal de Aquicultura e Pesca do Estado. “Há três anos eram produzidas 16 mil toneladas. Em 2013, Rondônia fechou o ano com aproximadamente 65 mil toneladas do pescado, e em 2014 com 80 mil toneladas. São números expressivos e que precisam de apoio das autoridades competentes para continuar com esse crescimento”, disse Cleiton Roque.

Só na Bença declara que os piscicultores locais têm preferido os sistemas em cativeiro e tanques escavados, porque eles diminuem a pesca nos rios e ainda oferecem melhores condições de manejo e controle da produção em quantidade e qualidade. “A maior parte da produção de tambaqui, por exemplo, é exportada para Manaus. Nosso Estado possui apenas dois frigoríficos com Inspeção Federal em Ariquemes e Vilhena e esse quadro precisa mudar”.

Os deputados alertaram, também, que a solicitação foi feita pelos vereadores João Batista Rocha (Bozo), José Irineu Cardoso Ferreira e Elias Josias da Silva, do município de Pimenta Bueno, para que as autoridades possam interceder junto ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), para o atendimento da propositura.

Os parlamentares destacaram que Pimenta Bueno é pioneiro na criação de peixes. A experiência acumulada ao longo dos anos na produção de alevinos e criação do pescado levou o município ao reconhecimento nacional. Na região, a produção de peixe tem crescido consideravelmente. Neste sentido se faz necessário implantar um frigorífico capaz de atender a produção existente.

Fonte: Elaine Maia                                  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou nesta quarta-feira (25) de uma importante reunião no Palácio do Governo, no gabinete do go

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de R

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a adoção de providências para conceder a isenção do

Veja como está a 1ª. pesquisa do Instituto Vision para pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia

Veja como está a 1ª. pesquisa do Instituto Vision para pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia

O instituto Vision Survey divulgou hoje a sua primeira pesquisa de intenção de votos para os pretensos pré-candidatos a deputado estadual em Rondôni

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)