Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados querem frigorífico para abate do peixe


Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, os deputados Cleiton Roque (PSB) e Só na Bença (PMDB) apresentaram ao Poder Executivo indicação sobre a necessidade de instalação de um frigorífico para abate de peixes no município de Pimenta Bueno. De acordo com os parlamentares, a piscicultura é a nova opção de agronegócio em Rondônia, devido ao desenvolvimento impressionante da atividade nos últimos três anos.

O investimento no setor cresceu 300% no período, conforme informações dos técnicos da Superintendência Federal de Aquicultura e Pesca do Estado. “Há três anos eram produzidas 16 mil toneladas. Em 2013, Rondônia fechou o ano com aproximadamente 65 mil toneladas do pescado, e em 2014 com 80 mil toneladas. São números expressivos e que precisam de apoio das autoridades competentes para continuar com esse crescimento”, disse Cleiton Roque.

Só na Bença declara que os piscicultores locais têm preferido os sistemas em cativeiro e tanques escavados, porque eles diminuem a pesca nos rios e ainda oferecem melhores condições de manejo e controle da produção em quantidade e qualidade. “A maior parte da produção de tambaqui, por exemplo, é exportada para Manaus. Nosso Estado possui apenas dois frigoríficos com Inspeção Federal em Ariquemes e Vilhena e esse quadro precisa mudar”.

Os deputados alertaram, também, que a solicitação foi feita pelos vereadores João Batista Rocha (Bozo), José Irineu Cardoso Ferreira e Elias Josias da Silva, do município de Pimenta Bueno, para que as autoridades possam interceder junto ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), para o atendimento da propositura.

Os parlamentares destacaram que Pimenta Bueno é pioneiro na criação de peixes. A experiência acumulada ao longo dos anos na produção de alevinos e criação do pescado levou o município ao reconhecimento nacional. Na região, a produção de peixe tem crescido consideravelmente. Neste sentido se faz necessário implantar um frigorífico capaz de atender a produção existente.

Fonte: Elaine Maia                                  

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)