Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados pedem liberação de verbas para APAE de Jipa


Os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSL) enviaram ofício ao governador Ivo Cassol solicitando a liberação de recursos no montante de R$ 85 mil para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná, mediante assinatura de convênio entre o governo do Estado e essa instituição humanitária.

O ofício recebeu a chancela do secretário chefe da Casa Civil do Governo, Joarez Jardim, para ser imediatamente encaminhado ao governador. No documento, os parlamentares destacam a importância social da APAE de Ji-Paraná, lembrando que é uma "entidade filantrópica que presta relevantes serviços assistenciais a um considerável número de famílias desse município."

A APAE de Ji-Paraná é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que atende portadores de necessidades especiais, entre estes crianças. Conta com 314 matriculados, dos quais 54 são crianças portadoras de Paralisia Cerebral com grave comprometimento funcional e que necessitam de atendimento fisioterápico.

APAE de Ji-Paraná também utiliza a terapia ocupacional como forma de atendimento e valorização humana de seus internos. O artesanato é estimulado e  dezenas de peças feitas com resíduos de madeira da Amazônia participaram de uma exposição de artesanato no Palácio do Planalto, em Brasília.

Trabalhos antes concebidos apenas como suporte a utensílios domésticos, passaram a se vistos pelos compradores de várias regiões do país como peças decorativas e fazem sucesso em empresas e casas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina, além de Rondônia.

Com apoio e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a produção dos artesãos da APAE de Ji-Paraná foi incluído em calendário de feiras e eventos dedicado a pequenas empresas, dentro e fora de Rondônia.

As mulheres do grupo também fazem desenhos de animais bordados em almofadas. O material foi colocado  venda em lojas como Camikato e Tok Stok, em São Paulo. Consta também no site da ONG Associação Vida com Arte, da Unesco (Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Fonte: Assessoria Comunicação

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)