Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados pedem liberação de verbas para APAE de Jipa


Os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSL) enviaram ofício ao governador Ivo Cassol solicitando a liberação de recursos no montante de R$ 85 mil para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná, mediante assinatura de convênio entre o governo do Estado e essa instituição humanitária.

O ofício recebeu a chancela do secretário chefe da Casa Civil do Governo, Joarez Jardim, para ser imediatamente encaminhado ao governador. No documento, os parlamentares destacam a importância social da APAE de Ji-Paraná, lembrando que é uma "entidade filantrópica que presta relevantes serviços assistenciais a um considerável número de famílias desse município."

A APAE de Ji-Paraná é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que atende portadores de necessidades especiais, entre estes crianças. Conta com 314 matriculados, dos quais 54 são crianças portadoras de Paralisia Cerebral com grave comprometimento funcional e que necessitam de atendimento fisioterápico.

APAE de Ji-Paraná também utiliza a terapia ocupacional como forma de atendimento e valorização humana de seus internos. O artesanato é estimulado e  dezenas de peças feitas com resíduos de madeira da Amazônia participaram de uma exposição de artesanato no Palácio do Planalto, em Brasília.

Trabalhos antes concebidos apenas como suporte a utensílios domésticos, passaram a se vistos pelos compradores de várias regiões do país como peças decorativas e fazem sucesso em empresas e casas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina, além de Rondônia.

Com apoio e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a produção dos artesãos da APAE de Ji-Paraná foi incluído em calendário de feiras e eventos dedicado a pequenas empresas, dentro e fora de Rondônia.

As mulheres do grupo também fazem desenhos de animais bordados em almofadas. O material foi colocado  venda em lojas como Camikato e Tok Stok, em São Paulo. Consta também no site da ONG Associação Vida com Arte, da Unesco (Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Fonte: Assessoria Comunicação

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)