Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados pedem liberação de verbas para APAE de Jipa


Os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSL) enviaram ofício ao governador Ivo Cassol solicitando a liberação de recursos no montante de R$ 85 mil para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná, mediante assinatura de convênio entre o governo do Estado e essa instituição humanitária.

O ofício recebeu a chancela do secretário chefe da Casa Civil do Governo, Joarez Jardim, para ser imediatamente encaminhado ao governador. No documento, os parlamentares destacam a importância social da APAE de Ji-Paraná, lembrando que é uma "entidade filantrópica que presta relevantes serviços assistenciais a um considerável número de famílias desse município."

A APAE de Ji-Paraná é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que atende portadores de necessidades especiais, entre estes crianças. Conta com 314 matriculados, dos quais 54 são crianças portadoras de Paralisia Cerebral com grave comprometimento funcional e que necessitam de atendimento fisioterápico.

APAE de Ji-Paraná também utiliza a terapia ocupacional como forma de atendimento e valorização humana de seus internos. O artesanato é estimulado e  dezenas de peças feitas com resíduos de madeira da Amazônia participaram de uma exposição de artesanato no Palácio do Planalto, em Brasília.

Trabalhos antes concebidos apenas como suporte a utensílios domésticos, passaram a se vistos pelos compradores de várias regiões do país como peças decorativas e fazem sucesso em empresas e casas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina, além de Rondônia.

Com apoio e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a produção dos artesãos da APAE de Ji-Paraná foi incluído em calendário de feiras e eventos dedicado a pequenas empresas, dentro e fora de Rondônia.

As mulheres do grupo também fazem desenhos de animais bordados em almofadas. O material foi colocado  venda em lojas como Camikato e Tok Stok, em São Paulo. Consta também no site da ONG Associação Vida com Arte, da Unesco (Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Fonte: Assessoria Comunicação

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)