Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Deputados pedem liberação de verbas para APAE de Jipa


Os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSL) enviaram ofício ao governador Ivo Cassol solicitando a liberação de recursos no montante de R$ 85 mil para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná, mediante assinatura de convênio entre o governo do Estado e essa instituição humanitária.

O ofício recebeu a chancela do secretário chefe da Casa Civil do Governo, Joarez Jardim, para ser imediatamente encaminhado ao governador. No documento, os parlamentares destacam a importância social da APAE de Ji-Paraná, lembrando que é uma "entidade filantrópica que presta relevantes serviços assistenciais a um considerável número de famílias desse município."

A APAE de Ji-Paraná é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que atende portadores de necessidades especiais, entre estes crianças. Conta com 314 matriculados, dos quais 54 são crianças portadoras de Paralisia Cerebral com grave comprometimento funcional e que necessitam de atendimento fisioterápico.

APAE de Ji-Paraná também utiliza a terapia ocupacional como forma de atendimento e valorização humana de seus internos. O artesanato é estimulado e  dezenas de peças feitas com resíduos de madeira da Amazônia participaram de uma exposição de artesanato no Palácio do Planalto, em Brasília.

Trabalhos antes concebidos apenas como suporte a utensílios domésticos, passaram a se vistos pelos compradores de várias regiões do país como peças decorativas e fazem sucesso em empresas e casas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina, além de Rondônia.

Com apoio e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a produção dos artesãos da APAE de Ji-Paraná foi incluído em calendário de feiras e eventos dedicado a pequenas empresas, dentro e fora de Rondônia.

As mulheres do grupo também fazem desenhos de animais bordados em almofadas. O material foi colocado  venda em lojas como Camikato e Tok Stok, em São Paulo. Consta também no site da ONG Associação Vida com Arte, da Unesco (Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Fonte: Assessoria Comunicação

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári