Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados pedem liberação de verbas para APAE de Jipa


Os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSL) enviaram ofício ao governador Ivo Cassol solicitando a liberação de recursos no montante de R$ 85 mil para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ji-Paraná, mediante assinatura de convênio entre o governo do Estado e essa instituição humanitária.

O ofício recebeu a chancela do secretário chefe da Casa Civil do Governo, Joarez Jardim, para ser imediatamente encaminhado ao governador. No documento, os parlamentares destacam a importância social da APAE de Ji-Paraná, lembrando que é uma "entidade filantrópica que presta relevantes serviços assistenciais a um considerável número de famílias desse município."

A APAE de Ji-Paraná é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que atende portadores de necessidades especiais, entre estes crianças. Conta com 314 matriculados, dos quais 54 são crianças portadoras de Paralisia Cerebral com grave comprometimento funcional e que necessitam de atendimento fisioterápico.

APAE de Ji-Paraná também utiliza a terapia ocupacional como forma de atendimento e valorização humana de seus internos. O artesanato é estimulado e  dezenas de peças feitas com resíduos de madeira da Amazônia participaram de uma exposição de artesanato no Palácio do Planalto, em Brasília.

Trabalhos antes concebidos apenas como suporte a utensílios domésticos, passaram a se vistos pelos compradores de várias regiões do país como peças decorativas e fazem sucesso em empresas e casas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina, além de Rondônia.

Com apoio e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a produção dos artesãos da APAE de Ji-Paraná foi incluído em calendário de feiras e eventos dedicado a pequenas empresas, dentro e fora de Rondônia.

As mulheres do grupo também fazem desenhos de animais bordados em almofadas. O material foi colocado  venda em lojas como Camikato e Tok Stok, em São Paulo. Consta também no site da ONG Associação Vida com Arte, da Unesco (Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Fonte: Assessoria Comunicação

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)