Terça-feira, 9 de agosto de 2011 - 19h43
A comunidade do bairro Jardim das Esmeraldas, o mais afastado do centro de Guajará-Mirim, teve a oportunidade de apresentar aos deputados estaduais algumas de suas reivindicações e demandas, durante encontro na manhã desta terça-feira (9), na escola municipal Professora Maria Liberty Freitas.
“É essa a essência da Assembleia Itinerante: é ouvir a comunidade, é conhecer de perto a realidade e absorver desses encontros idéias e projetos, que possam se transformar em ações concretas, para responder às demandas da sociedade”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo.
As deputadas Ana da 8 (PTdoB), que propôs a reunião, e Epifânia Barbosa (PT), e o prefeito Atalíbio Pegorini (PR) acompanharam o presidente no encontro. “A cidade de Guajará enfrenta muitas dificuldades e o bairro Jardim das Esmeraldas, por ser o mais distante, sofre ainda mais com a falta de saúde, educação e infra-estrutura. Por isso, optei por trazer o presidente da Casa e os demais deputados para esse encontro com essa população tão sofrida e carente”, disse Ana da 8.
Entre as demandas apresentadas pelos moradores, a falta de medicamentos e de estrutura no posto de saúde, falta de iluminação pública e de uma escola de ensino médio.
“Moro em frente ao posto de saúde e a situação é caótica. Falta até medicamentos. Outro problema é a falta de iluminação do bairro, que é uma escuridão só, ficando perigoso sairmos de casa à noite”, disse a moradora Francisca das Chagas.
Já o senhor João Dorado pediu que o deputados cobrem do Governo a construção de uma escola de ensino médio na localidade. “Aqui, é distante das escolas de ensino médio três a cinco quilômetros. À noite, os alunos não podem ir à escola, pois é escuro e perigoso. Precisamos de uma escola aqui no bairro, perto de nós”, desabafou.
A deputada Epifânia Barbosa sugeriu que a escola Maria Liberty seja utilizada para oferecer o ensino médio à noite. Essa idéia foi corroborada pelo prefeito Atalíbio, que prontamente assegurou a cedência do prédio para que possa sediar aulas do ensino médio noturnas.
Valter Araújo se comprometeu a interceder junto à Eletrobras Rondônia (ex-Ceron), para que a rede de energia elétrica seja ampliada, passando a oferecer condições para expansão da iluminação pública.
Ele também assegurou que os recursos para a construção da escola deverão ser inseridos no orçamento de 2012, garantindo que a comunidade ganhe uma escola. “Fui informado pela deputada Ana da 8 de que cerca de 150 alunos estariam fora da sala de aula, aqui no bairro. Quero que o prefeito consiga doar uma área para a construção da nova escola, pois vou lutar por isso, ao lado dos demais deputados”, finalizou.
Fonte: ALE/RO - DECOM
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado