Quarta-feira, 21 de outubro de 2015 - 13h22
Em mais uma rodada de reunião, visando buscar uma saída para o impasse que aflige os moradores do distrito de Rio Pardo e região, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), voltou a cobrar da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) uma nova aproximação no Zoneamento Socioeconômico.
“Disse durante discurso em União Bandeirantes, em audiência pública na última semana, e reforço o pedido para que a Sedam acelere a nova aproximação, que vai assegurar que novos locais sejam inseridos em áreas produtivas, permitindo a regularização fundiária”, acrescentou Maurão.
Os deputados estaduais Edson Martins (PMDB) e Laerte Gomes (PEN) participaram da reunião e reforçaram a cobrança pelo Zoneamento. O presidente da Câmara de Vereadores da capital, Jurandir Bengala (PT), e a ex-secretária da Sedam, Nancy Fernandes, também estavam presentes.
Em resposta, o adjunto da Sedam, Francisco Sales, que participou do encontro, declarou que o governo tem se empenhado em garantir a nova aproximação do Zoneamento.
“Mas, vejo que um passo importante que podemos dar no Rio Pardo é uma nova formatação, uma nova definição da Área de Proteção Ambiental (APA) e na Floresta Estadual (FES) Rio Pardo. É uma saída que estamos em fase final de estudos e levantamentos”, salientou.
Sales se comprometeu em apresentar aos parlamentares e a uma comissão de moradores de Rio Pardo, em 15 dias, a minuta do projeto que está sendo executado pelo governo.
Os moradores relataram que, com a criação de uma APA, atividades como a pecuária e a agricultura ficam proibidas e as famílias que moram em Rio Pardo ficarão prejudicadas.
“Em APA, só são permitidas atividades extrativistas e nenhum de nós se enquadra nesse perfil. Estamos nos mobilizando para buscar uma solução, pois o clima na região está ficando tenso, pois mais uma vez as famílias se sentem pressionadas”, completou Salvador de Jesus, uma das lideranças da localidade.
Fonte: Eranildo Costa Luna
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)