Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados alteram Constituição e fortalecem políticas públicas



Com o objetivo de fortalecer o sistema rondoniense de políticas públicas sobre drogas, os deputados aprovaram uma PEC, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do parágrafo 3°, do artigo 242, da Constituição do Estado de Rondônia. A relatoria favorável à proposição foi de Jesuíno Boabaid (PTdoB).

O governador Confúcio Moura (PMDB) justificou o pedido com a afirmativa de que “por meio da simples alteração da nomenclatura do atual Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), bem como da sua vinculação, a fim de coadunar suas atividades típicas com a pasta pertinente, qual seja a Secretaria de Estado da Saúde, melhora a atuação do órgão”.

A PEC obstina a adequação da nomenclatura do Conen para harmonizar com a missão institucional eleita, passando a se denominar Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas com vinculação ao Sistema Estadual de Saúde.

Com a aprovação da PEC, o parágrafo 3°, do artigo 242, da Constituição do Estado de Rondônia, passa a vigorar com a seguinte redação: A matéria de que trata "o § 2°, deste artigo, será coordenada, normatizada, controlada e fiscalizada pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-Conen, vinculado ao órgão encarregado do Sistema Estadual de Saúde, cabendo o seu disciplinamento e aparelhamento ao Estado, com base na legislação federal pertinente."

Judiciário

A alteração na tabela 111, dos Ofícios de Registro de Imóveis, da Lei n. 2.936, de 26 de dezembro de 2012 foi aprovada pela Assembleia Legislativa. Os deputados acataram parecer favorável concedido por Laerte Gomes (PEN) e votaram de acordo com o pedido do Judiciário.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rowilson Teixeira, esclareceu em sua justificativa que a proposição visa à normatização do Serviço de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), no âmbito deste Estado de Rondônia que, uma vez implantado, passará a integrar a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados, instituída pela Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo (ARISP).


Fonte: Carlos Neves

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)