Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Valter Araújo visita comunidades ribeirinhas


Desde o início do mandato como deputado estadual, Valter Araújo tem batalhado em prol das comunidades do Baixo Madeira e Ponta do Abunã, solicitando escolas, creches, patrulhamento de estradas, ambulâncias, enfim, melhorias para dar qualidade de vida a população residente naquela localidade. Na última semana Valter esteve em Extrema e Nova Califórnia e Calama.

Valter Araújo foi conferir de perto o andamento das obras de recuperação das ruas e estradas, serviço solicitado pelo parlamentar e atendido pelo governador que estadualizou a estrada da penal. A recuperação dos pontos de interligação entre os distritos já está adiantada, dessa forma fica mais simples o escoamento da produção. Segundo Araújo "a comunidade necessita desse serviço para que possam manter as ruas das vilas e estrada transitáveis, pois é muito comum encontrarmos grandes trechos esburacados e cheios de água, impossibilitando a passagem de veículos e até de pessoas, deixando-os ilhados". Ele também ressaltou que esse problema gera graves conseqüências, ou seja, dificulta o escoamento dos produtos e compromete a comercialização dos mesmos, sendo que é assim também que os ribeirinhos retiram o sustento.

Além disso, através do Programa de Mecanização Agrícola do Governo do Estado (Promec), os produtores rurais da região receberam 5 horas de máquinas para trabalhar, dessa forma poderão promover a agricultura local e deslanchar a economia. Foi dado um trator para cercar a área produtiva, tornando-a mais fértil e evitando o desmatamento.

Juntamente com o governador, o deputado Valter Araújo esteve na inauguração da escola General Osório. Há 10 anos, a escola que era do município e hoje pertence ao estado, não recebia reforma, foram investidos 900 mil reais na recuperação daquela instituição de ensino e entregue a população de Calama.

Para a comunidade residente em Cujubim Grande, Valter Araújo solicitou uma ambulância, visto que o governo disponibilizou 13 unidades para os ribeirinhos. Porém, segundo o deputado, é necessário que uma ambulância dê suporte no translado dos doentes até a localidade onde se encontra a ambulancha. "Com mais este benefício a comunidade ribeirinha poderá contar com total assistência no que tange ao transporte de doentes e estaremos assim proporcionado condições de vida digna", ressalta.

Para finalizar a visita ao distrito de Calama, o deputado e a comitiva do governador inauguraram o XVII Torneio Interdistrital de Futebol.

Fonte: ALE - Luciane Gonçalves

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)