Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Ribeiro propõe a criação das Brigadas de Combate a Incêndios e Catástrofes em Rondônia

O parlamentar se reuniu com o governador coronel Marcos Rocha para tratar sobre o assunto.


Deputado Ribeiro propõe a criação das Brigadas de Combate a Incêndios e Catástrofes em Rondônia - Gente de Opinião

Em situação alarmante devido às queimadas, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), através de propositura parlamentar, indicou ao governo de Rondônia a criação das Brigadas para Prevenção e Combate Contra Incêndios e Ações Humanitárias em Catástrofes e a necessidade de instituir diretrizes para Prevenção, Pronta Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes.

A indicação parlamentar tem como objetivo instituir a Política Estadual de Prevenção, Pronta Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes no estado de Rondônia, bem como criar as Brigadas para Prevenção e Combate Contra Incêndios e Ações Humanitárias em Catástrofes (BMPCI/AHC) e estabelecer o Colegiado de Notáveis.

A propositura busca cumprir essas obrigações constitucionais e legais. O estado de Rondônia possui características geográficas únicas, além da sua considerável extensão geográfica, incluindo vastas áreas florestais, rios e condições climáticas específicas. Esses fatores contribuem para a ocorrência frequente de incêndios florestais, inundações e outros desastres naturais, que representam riscos significativos para a população, o meio ambiente e o patrimônio.

Um outro fator preocupante é que em muitas áreas remotas, a presença de unidades do Corpo de Bombeiros Militar é limitada ou inexistente, e a formação de Brigadas de Incêndios e Ações Humanitárias permite que o estado aumente sua capacidade de resposta em situação de emergência.

Ainda na propositura, o Colegiado de Notáveis, seria composto por representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da sociedade civil, entre outros. Sua função é garantir a governança e a adequação das ações da PEPCI/AHC - RO aos interesses da população, promovendo a transparência e a participação social na gestão da política.

A implantação de sistemas de monitoramento contínuo e de alerta eficazes, visando à detecção e comunicação ágil de situações de risco, também estão previstas no projeto. Isso é fundamental para prevenir desastres e garantir a segurança da população, atendendo às diretrizes da Lei Federal nº 12.608/2012 e das normativas estaduais.

O presente projeto estabelece fontes de financiamento, incluindo dotações orçamentárias específicas, recursos estaduais e municipais, emendas parlamentares e possíveis parcerias com entidades privadas. Isso assegura que a PEPCI/AHC - RO tenha os recursos necessários para sua implementação e manutenção.

“O calor e a sensação de desespero ao respirar se tornaram frequentes na vida dos rondonienses. Além disso, nosso estado enfrenta uma crise hídrica e as pessoas estão vulneráveis e recorrendo ao uso de máscaras”, lamentou o parlamentar.

Em razão disso, o parlamentar se reuniu com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha e apresentou a propositura. Em resposta, o executivo sinalizou positivamente e afirmou que fará jus ao pedido do parlamentar.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)