Terça-feira, 27 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado propõe rede sem fio para Amazônia


 
O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), integrante da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, representa a Câmara em reunião que se realize em Londres, na residência do príncipe Charles, sobre a sustentabilidade na Amazônia. Participam do encontro autoridades britânicas e brasileiras, além de empresários, líderes sociais e pesquisadores.

O parlamentar apresentou uma proposta para levar infra-estrutura de telecomunicações para a Amazônia com baixos riscos ambientais, usando a tecnologia sem fio (wireless). Paulo Bornhausen destaca que a idéia é economicamente viável, pois os custos de implantação de uma rede wireless seria bem menor do que a instalação de fios de cobre, cabos coaxiais e fibras ópticas no território amazônico.

O deputado acredita que o projeto pode ser viabilizado com o apoio internacional. Para Bornhausen, esse pode ser o caminho para conciliar o desenvolvimento da região Amazônica com a sua preservação. "O Brasil precisa dessa parceria internacional para poder fazer projetos que transformem a Amazônia em um projeto sustentável."

O mesmo grupo que debateu em Londres a sustentabilidade na Amazônia volta a se reunir em Belém (PA), daqui a 90 dias, para avaliar o andamento das propostas. Antes disso, Paulo Bornhausen pretende discutir com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o projeto de implantação de uma rede de telecomunicação sem fio na região Amazônica.

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola do Legislativo (Elero), levará à 12ª edição da Rondônia Rural Show uma programação diversa,

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)