Sexta-feira, 4 de maio de 2007 - 19h39
Conhecedor da difícil realidade enfrentada pelos seringueiros, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) ajudou a aprovar esta semana na Comissão de Constituição e Justiça parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição n.º 556/2002, que concede aos 'soldados da borracha' os mesmos direitos concedidos aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. De acordo com a proposta, além do reconhecimento oficial, os seringueiros passarão a contar com aposentadoria e pensão especiais, dentre outros benefícios. A PEC altera a redação do artigo 54 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal.
Ao manifestar-se favorável à matéria, Moreira Mendes fez uma defesa firme dos seringueiros, ressaltando sua importância para o desenvolvimento econômico da região Amazônica e seus atos de heroísmo em defesa da soberania do País. "Esses trabalhadores foram recrutados pelo governo da mesma forma que os soldados para a Segunda Guerra", comparou. Para o deputado, ao aprovar a proposta, a Câmara estará corrigindo uma injustiça histórica cometida contra esses milhares de brasileiros.
Mortes nos seringais
Na década de 40, mais de 60 mil homens foram recrutados pelo governo e enviados aos seringais, como parte de uma estratégia conjunta do Brasil e dos Estados Unidos. Cerca de 80% deles eram oriundos do estado do Ceará, e 25 mil morreram logo nos dois primeiros anos vítimas de doenças como malária e febre amarela, ataques de animais ferozes, assassinatos, aprisionamento e péssimas condições de vida. Segundo levantamento do Sindicado dos Seringueiros do estado do Acre, cerca de 3 mil sobreviventes buscam reconhecimento e amparo legal do Estado.
ExpoZebu 2007
A convite do presidente da Comissão de Agricultura, deputado Marcos Montes (DEM-MG), o deputado Moreira Mendes foi a Uberaba prestigiar a ExpoZebu 2007. Hoje, ele participou da abertura oficial da feira ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves. A ExpoZebu, maior feira pecuária do mundo, reúne representantes de 28 países e deve contar com mais de 220 mil pessoas nos seus 13 dias de duração. A feira terá vários eventos voltados para a área técnica, dentre eles uma reunião com membros da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, da qual Moreira Mendes é titular.
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)