Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Maurão apoia luta de datiloscopistas


 
Em reunião com diretores da Associação dos Datiloscopistas Policiais, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), afirmou que ajudará os servidores na luta pela mudança de classificação. Eles buscam a alteração do cargo de datiloscopista policial para perito papiloscopista.

Maurão explicou que o impasse deverá ser resolvido na esfera política, porque a mudança de classificação não resultará em aumento de despesas para o Poder Executivo.

O deputado Maurão se reuniu em seu gabinete com o presidente da Associação dos Datiloscopistas Policiais, Ari Aquino, e com os diretores Ailton Pacheco Dias, Lauro Batista, Auxiliadora de Jesus e Wailton Duarte, assegurando apoio à categoria.

Maurão mostrou que recentemente o deputado Edson Martins (PMDB) encaminhou ao governador Confúcio Moura (PMDB) ofício apontando a necessidade de alteração da Lei 1.044, de 29 e janeiro e 2002, alterando a classificação da categoria.

Na indicação, Edson Martins mostrou que os datiloscopistas policiais têm entre suas atribuições a realização de perícias papiloscópicas, o que já foi reconhecido pelo Judiciário. Assim, Maurão de Carvalho adiantou que a reivindicação é justa.

Ari Aquino explicou que em 2013 cerca de 500 investigações foram solucionadas devido ao trabalho dos datiloscopistas, que fazem as perícias papiloscópicas. Ele também citou o caso ocorrido no Amazonas, onde diversas vítimas foram identificadas através do exame das digitais. Nesse caso, a Polícia Civil de Rondônia colaborou com policiais federais.

O deputado Maurão explicou que tratará do assunto com o governador e que a proposta também será analisada pelo diretor geral de Polícia Civil, delegado Pedro Mancebo. “Vamos intermediar a questão e acredito que tudo será resolvido da melhor maneira possível.

Fonte: Nilton Salinas
 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)