Segunda-feira, 24 de abril de 2017 - 18h02
Dados do Mapa da Violência, divulgado no ano passado, apontam que em 2014, Porto Velho era a sexta capital mais violência do Brasil, com uma taxa de 30,08 homicídios por arma de fogo por 100 mil habitantes. A cidade também apareceu nas pesquisas entre as dez capitais mais violentas para mulheres, registrando uma taxa de 9,5 homicídios de mulheres por 100 mil habitantes. A taxa está cinco vezes acima que a média mundial que é de 2/100 mil.
Com o propósito de diminuir esses índices, Deputado Léo Moraes, criou um projeto de lei para amparar pessoas vítimas de violência. A Lei nº. 3.616, aprovada em 15 de Setembro de 2015, tem a finalidade de proteger, auxiliar e dar assistência aos que sofreram algum tipo de agressão.
“Queremos criar uma rede de serviços para orientar a integridade e segurança tanto das vítimas, como da família e testemunhas, garantindo assim, assistência psicológica, social e outras medidas que defendem os direitos dos vitimados.”, afirmou o parlamentar que preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania.
Dentre as assistências previstas na Lei está o desenvolvimento de programas pedagógicos para readaptação social e profissional da vítima; ressarcimento do dano causado à pessoa ou ao patrimônio; possibilita internação hospitalar, tratamento, medicamentos e outros recursos médicos essenciais à reabilitação das vítimas e paga despesas de enterro no caso de vítimas de crime violento a pessoas carentes.
Segundo o Deputado, a Lei também tem a finalidade de realizar ações de conscientização à população. “Precisamos mudar o cenário do Estado, eliminar a violência, principalmente dentro das famílias. Este ano vou priorizar o acompanhamento, fiscalização e a efetivação desta lei.”
Clique aquie leia a Lei nº 3.616 na íntegra.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)