Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Jesuíno Boabaid discute proposta de lei para regulamentação de moto aplicativos em Rondônia

Parlamentar se reuniu com líderes da categoria para debater ações a serem implementadas em um possível projeto de lei.


Evento ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Assessoria parlamentar) - Gente de Opinião
Evento ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Assessoria parlamentar)

Na tarde desta segunda-feira (5), no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Jesuíno Boabaid (PSD) se reuniu com líderes das equipes de moto aplicativo para tratar sobre proposta de lei para a regulamentação dos aplicativos por motocicletas no âmbito do estado de Rondônia. 

Recentemente, por meio de um mandado de segurança emitido pela Associação em Defesa dos Direitos e Garantias do Povo de Rondônia (Adoro), entidade presidida por Boabaid, resultou em projeto de lei que garante aos motociclistas o direito de trabalhar, em Porto Velho, de forma tranquila e sem perseguição. 

Durante a reunião, a categoria apresentou como proposta de lei, a necessidade de equiparar a regulamentação dos aplicativos de motos com os aplicativos de carros, garantindo igualdade de condições e benefícios, assim como, permitir o estabelecimento de parcerias com concessionárias de veículos para facilitar a aquisição de motocicletas e equipamentos pelos profissionais que utilizam aplicativos. 

Ainda reunião, outras propostas foram debatidas visando direitos, garantias e segurança na atividade de transporte de aplicativo por motos como o uso de dispositivos de comunicação baseados em indução óssea e a padronização dos uniformes dos motociclistas e a viabilidade de acesso a cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional para os motociclistas aprimorarem suas habilidades e segurança no exercício da profissão. 

Outro aspecto pontuado foi a necessidade da categoria se reunir com o Detran, com a presença de até 10 representantes dos aplicativos de motos, para discutir questões pertinentes à categoria, além de analisar denúncias sobre o abuso de multas aplicadas aos condutores de aplicativos, buscando soluções para eventuais injustiças e excessos. 

“A reunião foi produtiva e abordou pontos importantes para a melhoria das condições de trabalho dos motociclistas que utilizam aplicativos. Estarei empenhado em levar adiante as propostas discutidas e implementar as ações necessárias para o benefício da categoria”, concluiu o deputado Jesuíno Boabaid.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

Cristiane Lopes articula com DNIT recuperação de rodovias federais estratégicas em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de T

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)