Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Jesuíno Boabaid discute proposta de lei para regulamentação de moto aplicativos em Rondônia

Parlamentar se reuniu com líderes da categoria para debater ações a serem implementadas em um possível projeto de lei.


Evento ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Assessoria parlamentar) - Gente de Opinião
Evento ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Assessoria parlamentar)

Na tarde desta segunda-feira (5), no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Jesuíno Boabaid (PSD) se reuniu com líderes das equipes de moto aplicativo para tratar sobre proposta de lei para a regulamentação dos aplicativos por motocicletas no âmbito do estado de Rondônia. 

Recentemente, por meio de um mandado de segurança emitido pela Associação em Defesa dos Direitos e Garantias do Povo de Rondônia (Adoro), entidade presidida por Boabaid, resultou em projeto de lei que garante aos motociclistas o direito de trabalhar, em Porto Velho, de forma tranquila e sem perseguição. 

Durante a reunião, a categoria apresentou como proposta de lei, a necessidade de equiparar a regulamentação dos aplicativos de motos com os aplicativos de carros, garantindo igualdade de condições e benefícios, assim como, permitir o estabelecimento de parcerias com concessionárias de veículos para facilitar a aquisição de motocicletas e equipamentos pelos profissionais que utilizam aplicativos. 

Ainda reunião, outras propostas foram debatidas visando direitos, garantias e segurança na atividade de transporte de aplicativo por motos como o uso de dispositivos de comunicação baseados em indução óssea e a padronização dos uniformes dos motociclistas e a viabilidade de acesso a cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional para os motociclistas aprimorarem suas habilidades e segurança no exercício da profissão. 

Outro aspecto pontuado foi a necessidade da categoria se reunir com o Detran, com a presença de até 10 representantes dos aplicativos de motos, para discutir questões pertinentes à categoria, além de analisar denúncias sobre o abuso de multas aplicadas aos condutores de aplicativos, buscando soluções para eventuais injustiças e excessos. 

“A reunião foi produtiva e abordou pontos importantes para a melhoria das condições de trabalho dos motociclistas que utilizam aplicativos. Estarei empenhado em levar adiante as propostas discutidas e implementar as ações necessárias para o benefício da categoria”, concluiu o deputado Jesuíno Boabaid.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)