Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Jair Montes requer ao Governo a reformulação do PCCR da educação

Parlamentar pediu a inclusão de todos os trabalhadores de ensino da rede estadual no plano


Deputado Jair Montes requer ao Governo a reformulação do PCCR da educação - Gente de Opinião

Com o objetivo de resguardar os direitos já adquiridos e viabilizar a inclusão de todas as categorias de trabalhadores da rede estadual de ensino, o deputado estadual Jair Montes (Avante) requereu a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) informações detalhadas a respeito da reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. 

O parlamentar também pede o rateio das sobras do O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e a gratificação de hora-atividade (período fora da sala de aula em que os professores planejam e corrigem as atividades de aprendizado e as provas). 

“ No período de 2011 a 2018, é notório como o Governo transformou os salários dos professores de Rondônia em um dos piores do Brasil, ou seja, no ano de 2011 o estado de Rondônia ocupava a 10º (décima) posição no ranking nacional de salários pagos aos professores. Já no ano de 2018, o salário dos professores caiu para a 17º (décima sétima) posição, porém, mesmo com o atual Governo elevando para 15º (décima quinta) posição no ranking nacional de melhores salários, Rondônia ainda fica atrás dos estados do Amazonas, Amapá, Acre e Roraima, todos pertencente a Região Norte. ” Destacou o parlamentar. 

Jair Montes, que tem dialogado junto ao executivo a reformulação e realinhamento de várias categorias de servidores como, Detran, Saúde, Sedam, entre outros ainda lembra que no caso dos profissionais da educação a defasem salarial causa descontentamento entre os professores que foi obrigada a se reinventar em decorrência da pandemia. 

“Tal defasagem é decorrente da descontinuidade das políticas de valorização dos profissionais da Educação e a falta de compromisso dos Governos anteriores com a valorização da categoria, inclusive, de não incluir todos trabalhadores da educação da rede estadual de ensino no PCCR.” 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)