Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Jair Montes promove audiência pública para discutir o ordenamento do Espaço Alternativo, na capital

Ficou definido que Governo vai concluir a obra e que a prefeitura vai estabelecer o regramento do uso do local


Fotos: Marcos Figueira-ALE/RO - Gente de Opinião
Fotos: Marcos Figueira-ALE/RO

O deputado estadual Jair Montes (Avante), comandou na manhã desta quinta-feira (05), audiência pública no auditório da Assembleia Legislativa, para discutir o ordenamento territorial e regularização do comércio ambulante no Espaço Alternativo, em Porto Velho.

"É um lugar muito bonito para a nossa capital. Apesar de importante, a obra está quase concluída, nessa nossa cultura, infelizmente, de começar e demorar para terminar. Estamos promovendo essa audiência pública para buscarmos um acordo, para permitir esse ordenamento", disse ao fazer a abertura do evento.

Participaram da audiência pública o superintendente estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedi), Sérgio Gonçalves; o diretor geral da Agevisa, Eliseu Lira; o coordenador de infraestrutura do DER, Francisco Meleiro Neto; a chefe de projetos e de expansão de iluminação pública da Emdur, Maiara Rocha; o diretor do Departamento de Postura da capital, Roney Viana; o assessor da prefeitura, Lindomar Carreiro; o presidente do Comércio dos Vendedores Ambulantes, Irimar Inajosa; o presidente da Associação Comercial, Vanderlei Oriani; o presidente do Instituto de Ação Empresarial, Francisco Holanda, e o presidente da Associação dos Ambulantes do Espaço Alternativo, Alex Marinho.

Segundo Montes, "o espaço foi criado com uma finalidade: ser um espaço de lazer, de caminhada e de reunião das famílias. Mas, essa sua função, infelizmente, mudou com a ocupação irregular e desregrada, com mini-roda gigante e carrinhos de bate-bate num lugar que era de fazer caminhada. Está errado e precisa ser corrigido. Mas, somente quando a obra for totalmente finalizada é que a prefeitura poderá assumir em sua plenitude. Até lá, é preciso existir essa parceria com o Governo".

O deputado ponderou que "a população da capital é carente de locais para lazer e o Espaço Alternativo é uma das poucas áreas que pode ser desfrutada pelas famílias. Mas, como está não pode continuar e é por isso que estamos aqui".

Em seguida, Montes sugeriu e ocorreu uma reunião com representantes do Governo, da prefeitura, da Polícia Militar, da Base Aérea e dos ambulantes, para definir responsabilidades e ações.

 

Discussão

Ao retomar as discussões, Roney Viana, discorreu sobre a situação atual do local. "O Espaço Alternativo foi idealizado para a prática esportiva e o lazer. Mas, foi sendo ocupado por ambulantes. Temos que deixar claro que não há espaços para todos os ambulantes e aquele canteiro central deverá ser desobstruído", explicou.

Segundo ele, "um decreto municipal, que está em análise jurídica, que vai regulamentar o uso dos ambulantes e dos frequentadores do Espaço Alternativo deverá ser editado em breve. Não serão permitidos food-truck e outros comércios. Mas, o que for autorizado, vai ser tudo com regramento".

O representante do DER, Francisco Neto, disse que a determinação do governador Marcos Rocha (PSL) é de adequação no local. "Tem muito o que ser feito: como a manutenção dos equipamentos, construir poços artesianos para os banheiros espaço para animais, perfuração de poços, canteiro central e novo iluminação, além de interligação de ciclovia. Os projetos estão em fase de conclusão e ficarão aptos a licitar. É bom registrar que os recursos foram assegurados no Plano Plurianual".

Jair Montes declarou que "vamos colocar em ata o que é dever de cada ente nesse processo. Cada passo da obra, cada benfeitoria, vai ser acompanhada e já devemos ir definindo as responsabilidades. Já há a previsão orçamentária, no Plano Plurianual e creio que será mais fácil".

Sérgio Gonçalves afirmou que "há uma vontade política do governador e do prefeito de Porto Velho. E há a previsão orçamentária. É preciso agora vencer a burocracia e dar celeridade na obra, para fazer a sua entrega em definitivo, funcionando em sua plenitude e de forma ordenada".

A representante da Emdur pontuou que "há uma sobrecarga na corrente, que ao invés de ir para os postes, vai para os comércios. Por isso, a gente visualiza as lâmpadas apagadas nos postes e os ambulantes iluminados".

Alex Marinho declarou que "temos dificuldades com energia, vandalismo e outros problemas. Cada ambulante cata seu lixo, mas tem gente que vai uma vez ou outra e causas problemas para todos. Quem faz uso de rabicho, não são os ambulantes que integram a nossa associação, mas pessoas 'aventureiras'. Temos pessoas com muitos anos trabalhando lá que são conscientes e fazem o uso do gerador de energia".

Ainda de acordo com Marinho, "aquilo ali é o nosso ganha pão e temos o maior interesse que seja realmente organizado. Se não tiver organização, as pessoas deixam de ir e todos perdem".

Lindomar Carreiro elogiou a iniciativa do deputado Jair Montes em promover a discussão de um tema tão importante, e disse que a prefeitura quer contribuir com o ordenamento da área.

Ao retomar a palavra, o deputado fez uma comparação: "Em Ouro Preto, por exemplo, tem uma obra semelhante, feita pelo Governo também, mas é organizado. Não sei o motivo de em nossa cidade, termos pessoas que tratam tão mão a nossa capital, jogando lixo e entulho nas ruas, praças e avenidas. É lamentável".

A senhora Maria do Rosário Feitosa trabalha desde 2016 vendendo água de coco, água mineral e salada de frutas no Espaço Alternativo. Ela contou que nem usa energia em seu trabalho e que ocupa pouco espaço para suas vendas. "Nós, temos a consciência de que temos que cuidar do nosso lixo. Nós recolhemos e deixamos para a coleta. Mas, tem gente que vem fora de hora e quebram garrafas, jogam latas de cervejas e fazem baderna, porém muitas pessoas acham que quem faz isso são os ambulantes. São pessoas honradas que trabalham lá e sustentam suas famílias com dignidade".

Ao finalizar, o deputado disse que a expectativa é de retomada e conclusão da obra, pelo Governo; com a prefeitura fazendo a sua parte que é disciplinar o uso do espaço. "Vamos seguir acompanhando todo esse processo, para que a nossa cidade saia ganhando".

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)