Segunda-feira, 14 de outubro de 2019 - 15h36

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência pública no dia 11 de novembro, às 15 horas, com o objetivo de debater sobre a Pesquisa Cientifica: Impacto Social, Político e Econômico no Estado de Rondônia.
Segundo Crispin, a pesquisa tem sua importância na vida do ser humano. “Antigamente as pesquisas cientificas não eram valorizadas como são nos dias de hoje. E essas pesquisas podem ser consideradas uma mobilização social, ou seja, existem grandes movimentos e ações quando algo é descoberto ou utilizado para ajuda/evitar algum acontecimento”, frisou.
Afirmou que o estudo e a procura de informações e novidades estão presentes na vida de qualquer cidadão. O conhecimento e a pesquisa cientifica andam juntos e fazem uma dupla de extrema importância para o ser humano, “tanto na saúde quanto financeiramente e de muitas outras formas, sem contar que ela sobrevive décadas e cada vez mais sua presença é essencial para nossas vidas”.
Ismael Crispin enfatiza que a ciência e a tecnologia são potentes motores do desenvolvimento da sociedade moderna, pois produzem conhecimentos e inovações que transformam a vida de bilhões de pessoas. Da internet à agricultura, da automação à indústria farmacêutica, o investimento em pesquisa cientifica viabilizou melhorias significativas no dia a dia.
O parlamentar salientou que neste momento de crise nacional, em que a área da ciência, tecnologia e inovação sofre declínio com cortes de investimentos financeiros públicos, Rondônia segue fazendo a diferença em vários setores da economia, e se destacando no cenário nacional, a partir da criação da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas e Tecnológicas e à pesquisa de Rondônia (Fapero), pela Lei n° 2.528/2011.
Durante a audiência
pública, serão debatidos: a importância da pesquisa cientifica para o
desenvolvimento do estado de Rondônia, os baixos investimentos em pesquisa,
propor mudanças no repasse de verbas públicas para fomentar pesquisas
cientificas, buscar alterar o valor das alíquotas de repasse do Estado a Fapero,
visando estabelecer um mínimo a ser investido na pesquisa cientifica e bolsas
de estudo.
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)