Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

A audiência pública vai acontecer no dia 11 de novembro, na Assembleia Legislativa


Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto  - Gente de Opinião

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência pública no dia 11 de novembro, às 15 horas, com o objetivo de debater sobre a Pesquisa Cientifica: Impacto Social, Político e Econômico no Estado de Rondônia. 

Segundo Crispin, a pesquisa tem sua importância na vida do ser humano. “Antigamente as pesquisas cientificas não eram valorizadas como são nos dias de hoje. E essas pesquisas podem ser consideradas uma mobilização social, ou seja, existem grandes movimentos e ações quando algo é descoberto ou utilizado para ajuda/evitar algum acontecimento”, frisou. 

Afirmou que o estudo e a procura de informações e novidades estão presentes na vida de qualquer cidadão. O conhecimento e a pesquisa cientifica andam juntos e fazem uma dupla de extrema importância para o ser humano, “tanto na saúde quanto financeiramente e de muitas outras formas, sem contar que ela sobrevive décadas e cada vez mais sua presença é essencial para nossas vidas”. 

Ismael Crispin enfatiza que a ciência e a tecnologia são potentes motores do desenvolvimento da sociedade moderna, pois produzem conhecimentos e inovações que transformam a vida de bilhões de pessoas. Da internet à agricultura, da automação à indústria farmacêutica, o investimento em pesquisa cientifica viabilizou melhorias significativas no dia a dia. 

O parlamentar salientou que neste momento de crise nacional, em que a área da ciência, tecnologia e inovação sofre declínio com cortes de investimentos financeiros públicos, Rondônia segue fazendo a diferença em vários setores da economia, e se destacando no cenário nacional, a partir da criação da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas e Tecnológicas e à pesquisa de Rondônia (Fapero), pela Lei n° 2.528/2011. 

Durante a audiência pública, serão debatidos: a importância da pesquisa cientifica para o desenvolvimento do estado de Rondônia, os baixos investimentos em pesquisa, propor mudanças no repasse de verbas públicas para fomentar pesquisas cientificas, buscar alterar o valor das alíquotas de repasse do Estado a Fapero, visando estabelecer um mínimo a ser investido na pesquisa cientifica e bolsas de estudo.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)