Segunda-feira, 14 de outubro de 2019 - 15h36

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência pública no dia 11 de novembro, às 15 horas, com o objetivo de debater sobre a Pesquisa Cientifica: Impacto Social, Político e Econômico no Estado de Rondônia.
Segundo Crispin, a pesquisa tem sua importância na vida do ser humano. “Antigamente as pesquisas cientificas não eram valorizadas como são nos dias de hoje. E essas pesquisas podem ser consideradas uma mobilização social, ou seja, existem grandes movimentos e ações quando algo é descoberto ou utilizado para ajuda/evitar algum acontecimento”, frisou.
Afirmou que o estudo e a procura de informações e novidades estão presentes na vida de qualquer cidadão. O conhecimento e a pesquisa cientifica andam juntos e fazem uma dupla de extrema importância para o ser humano, “tanto na saúde quanto financeiramente e de muitas outras formas, sem contar que ela sobrevive décadas e cada vez mais sua presença é essencial para nossas vidas”.
Ismael Crispin enfatiza que a ciência e a tecnologia são potentes motores do desenvolvimento da sociedade moderna, pois produzem conhecimentos e inovações que transformam a vida de bilhões de pessoas. Da internet à agricultura, da automação à indústria farmacêutica, o investimento em pesquisa cientifica viabilizou melhorias significativas no dia a dia.
O parlamentar salientou que neste momento de crise nacional, em que a área da ciência, tecnologia e inovação sofre declínio com cortes de investimentos financeiros públicos, Rondônia segue fazendo a diferença em vários setores da economia, e se destacando no cenário nacional, a partir da criação da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas e Tecnológicas e à pesquisa de Rondônia (Fapero), pela Lei n° 2.528/2011.
Durante a audiência
pública, serão debatidos: a importância da pesquisa cientifica para o
desenvolvimento do estado de Rondônia, os baixos investimentos em pesquisa,
propor mudanças no repasse de verbas públicas para fomentar pesquisas
cientificas, buscar alterar o valor das alíquotas de repasse do Estado a Fapero,
visando estabelecer um mínimo a ser investido na pesquisa cientifica e bolsas
de estudo.
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025
Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia
Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)