Porto Velho (RO) domingo, 5 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Dr. Neidson comanda Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Na solenidade, algumas mulheres foram homenageadas pelo parlamentar, por destaque em suas áreas de atuação


Fotos: Marcos Figueira-ALE/RO - Gente de Opinião
Fotos: Marcos Figueira-ALE/RO

O deputado estadual Dr. Neidson (PMN), comandou na manhã desta segunda-feira (09), Sessão Solene, no Plenário Lúcia Tereza, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e que contou com a entrega de homenagens a mulheres que se destacam na sociedade, atuando em diferentes atividades.

"Esta Sessão Solene é uma homenagem, uma lembrança de como as mulheres são importantes na sociedade, nas vidas de todos, afinal, elas nos dão a vida. Como médico, já fiz vários partos e quando a criança nasce, já é colocada no colo materno e a emoção das mães é contagiante, mostrando a força da mulher e do amor materno", destacou Dr. Neidson, na abertura da solenidade.

Compuseram a mesa, presidida pelo deputado, a deputada Cassia Muleta (Podemos), a primeira governadora de Rondônia, Janilene Vasconcelos de Melo, a promotora Tânia Santiago, a defensora Rosária Novais, a delegada geral adjunta da Polícia Civil em Rondônia, Alessandra Paraguassu, Nilza Maria Ferreira, presidente da AMA, e a Irmã Eunice Camilo, da Santa Marcelina, que estavam entre as homenageadas.

A deputada Cassia Muleta enfatizou que "parabenizo pela atitude do deputado Dr. Neidson. A mulher a cada dia ocupa mais e mais espaços na sociedade. Eu já produzi e vendi pão caseiro, que me orgulho. A exemplo de outras mulheres, tive muita luta na vida. Hoje, sou orgulhosa em representar as mulheres nesta Casa e em representar Rondônia. Nós mulheres, temos o direito e a força de sermos o que quisermos ser".

Ao retomar a palavra, Dr. Neidson ressaltou a criação do Centro Humanitário de Apoio à Mulher de Rondônia (Chameron), na Assembleia Legislativa, após sua iniciativa. "É um órgão auxiliar para dar mais uma contribuição no combate à violência contra a mulher. Já realizamos palestras de conscientização e atuamos para dar esse suporte, com a união de várias entidades e instituições".

Durante a solenidade, a maestrina Jéssica Mayumi e a irmã, Patrícia, executaram a música "Caçador de Mim", de Milton Gonçalves, ao violão e violino, emocionando a todos.  Já Fátima Gonçalves, criadora do Boi-Bumbá Manhoso, fez um breve discurso em forma de poema e apresentou a agremiação folclórica, criada por mulheres, na Zona Leste de Porto Velho.

Em seguida, foram entregues as placas de homenagem às mulheres, com a ex-governadora Janilene Melo sendo a primeira a receber. Retomando as apresentações, a dançarina Cristina Pontes fez uma exibição, com a conhecida Dança do Ventre.

 

Pronunciamentos 

A gari Edilane de Oliveira, que também é miss Plus Size, fez um discurso carregado de emoção e ressaltou a força das mulheres. "Tenho orgulho do que faço, tenho orgulho de minha profissão, que merece respeito. Em 20 anos de trabalho, conheci pessoas maravilhosas e aprendo muito a cada dia", destacou.

Morotin Metracop Canoé agradeceu pela iniciativa do deputado Dr. Neidson e ressaltou que "ser mulher indígena é difícil. Sai da minha aldeia aos 14 anos e a cidade é muito diferente. Sofri bastante preconceito, mas lutei para estar aonde estou hoje, participando de vários movimentos, em busca de direitos do meu povo". Ela fez uma saudação em sua língua-mãe e parabenizou a todos as mulheres, por sua dedicação e batalha.

A cabo PM Milena Barreto, que atua no 5º BPM no atendimento das ocorrências que envolvem a violência contra as mulheres, na Zona Leste da capital. "A minha preocupação é que encontramos mulheres com o psicológico abalado, com marcas de violência psicológica e dizem que são fortes e que precisam ser fortes. Não precisamos ser fortes todo o tempo. Temos que ter um momento para nós", disse ela, que citou um poema ao final de sua fala.

Mara Valverde, que é diretora do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindler), disse que "é importante sermos respeitadas e que deixemos de ser manchetes, como vítimas de violência. Como integrante de movimentos de mulheres, atuamos sempre na defesa dos direitos das mulheres, reforçando a luta e pelo fim da violência".

A Irmã Eunice agradeceu pelo convite e disse que "nos sentimos honradas pela homenagem e nos sentimos acolhidas, por tanta gente boa de Rondônia, ao longo desses 40 anos de trabalho. Como estamos em plena campanha da Fraternidade, quero lembrar que vida é um dom e um compromisso. Temos que ter um compromisso com o nosso irmão e que Deus possa abençoar a todas as mulheres".

Nilza Maria Ferreira, presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA), registrou os nomes das mulheres que integram a entidade, "atuando com muita dedicação e empenho".

A delegada Alessandra Paraguassu disse que, por atuar numa atividade com maioria masculina, disse que "temos que a cada dia nos aprimorarmos, nos superarmos. Eu quem escolho o que quero ter e onde quero chegar. Temos mulheres em nosso Estado que merecem ser exaltadas, mostrando o poder do feminino. Fugindo de padrões, nosso padrão é ser feminina, força e representação para cada jovem, de que amanhã ela poder ser ainda mais e melhor".

A defensora pública Rosária Novaes fez um breve relato sobre a criação da Data Internacional em homenagem às mulheres e de sua criação no país. Ela defendeu ainda que seja criado, em Rondônia, o Dia Estadual da Mulher com Epilepsia. "Ofereço esta homenagem que recebo a todas as mulheres com epilepsia de Rondônia".

A ex-governadora Janilene Melo destacou os desafios que a mulher ainda precisa enfrentar e o que já conquistou em espaço. "A mulher tem uma dura batalha ainda, pois ainda precisa provar do seu real valor. Em Rondônia, temos que destacar a presença de mulheres empreendedoras e competentes, que buscam exercer as diversas atividades, com força e ética. Se hoje somos um Estado referência, em diversas áreas, é porque contamos com o trabalho incansável de mulheres. Tenho a satisfação de exaltar e felicitar a todas as mulheres de Rondônia".

A promotora Tânia Santiago declarou que "quando mulheres assumem posições de liderança, elas se comprometem por inteira, com devoção à causa pública que poucos homens acompanham. Rondônia sempre teve mulheres ocupando espaços importantes e é essencial que mulheres estejam em posições que possam contribuir com políticas públicas".

Segundo ela, "a desigualdade de gênero acaba acarretando a exposição das mulheres à violência. Homens não passam pelo medo de serem estuprados quando caminham na rua, ou quando dormem em casa. Essa é uma violência de gênero. Temos mulheres vivendo escravizadas sexualmente".

Ao final, ela disse que "queria chamar a atenção de todas de que somos um espaço democrático de direito, que garante o espaço de fala para todas as mulheres. Que o nosso trabalho possa representar justiça social e trazer ainda mais direitos às mulheres".

 

Homenageadas

Foram agraciadas com a homenagem a deputada Cássia Muleta; a vice-presidente da OAB/RO, Solange Aparecida; a gari Paulina Carvalho; a promotora de justiça, Tânia Santiago, a magistrada Rosimeire Pereira de Souza; a delegada Aparecida Lacerda; a ativista Mara Valverde; a Irmã Lina Ambiel; a defensora pública Rosária Novaes; a reitora da São Lucas, Maria Elisa de Aguiar; a primeira governadora de Rondônia, Janilene Melo, e a índia Canoé Morotin Metracop Canoé.

Também foram homenageadas a delegada Alessandra Paraguassu; a cabo PM Milena Barreto; a psicóloga Janaina de Almeida; a escritora e musicoterapeuta Gisele Soares, Nilza Maria Ferreira, presidente da AMA, e a Irmã Eunice Camilo, da Santa Marcelina, Ângela Maria Rodrigues e Edilane de Oliveira.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Política

DER informa andamento de processos de pontes e obras ao deputado Adelino Follador

DER informa andamento de processos de pontes e obras ao deputado Adelino Follador

Preocupado com a lentidão em que tramitam os processos de obras por vários órgãos estatais, sejam por conta da burocracia legalmente estabelecida, ou

Cristiane Lopes propõe realização de sessões por videoconferência na Câmara Municipal

Cristiane Lopes propõe realização de sessões por videoconferência na Câmara Municipal

A vereadora Cristiane Lopes (PP) apresentou à mesa diretora da Câmara Municipal, um Anteprojeto para que as sessões ordinárias aconteçam por meio

Deputado Laerte Gomes cobra fiscalização do Procon nos supermercados

Deputado Laerte Gomes cobra fiscalização do Procon nos supermercados

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) cobrou o empenho do Procon (Agência de Defesa e Proteção do Consumidor) para realização

Cristiane Lopes propõe criação de linha de crédito a microempreendedores e agricultores familiares

Cristiane Lopes propõe criação de linha de crédito a microempreendedores e agricultores familiares

A vereadora Cristiane Lopes (PP) protocolou na Câmara Municipal, o Pedido de Providência que sugere o estudo de viabilidade de criação de linha de