Terça-feira, 10 de setembro de 2013 - 18h55
O deputado Edson Martins (PMDB) – 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, voltou a denunciar da tribuna em seu discurso de hoje (10) na sessão plenária, a “tragédia financeira” pela qual passam administrações municipais e associações de produtores rurais em face de dívidas que contraíram com fornecedores e estão impedidos de saldá-las. Essas dívidas não podem ser sanadas, já que convênios com o governo do Estado receberam parecer contrário da Procuradoria Geral (PGE) à sua celebração e os repasses não foram realizados até hoje.
Os recursos financeiros aos municípios de Jaru, Vale do Anari e Urupá dentre outros, estão respaldados em emendas orçamentárias individuais de parlamentares com o objetivo de atender às necessidades das organizações das feiras agropecuárias.
Indignado, o deputado Edson Martins, que indicou várias emendas orçamentárias, lembrou que as feiras agropecuárias são eventos de maior importância para o desenvolvimento econômico de Rondônia. Ele reforçou hoje o discurso que fez na semana passada. “Até a presente data continuamos sem a solução desejada para socorrer as prefeituras municipais e as associações de produtores”.
O deputado lembrou o desgaste que está ocorrendo com prefeituras e associações com seus credores, “as despesas aconteceram, os repasses do governo não foram realizados. O problema ainda perdura, mesmo depois de cobrarmos a sua solução”, apontou.
Convocação do secretário para esclarecimentos
O parlamentar, que foi aparteado por outros deputados, disse que a Secretaria de Estado da Agricultura não pode ficar inerte e precisa agilizar rapidamente a solução. O deputado Edson Martins requereu a presença do secretário amanhã (11) na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimento a Casa sobre esta situação. Edson Martins destacou que o procedimento dos convênios a fim de atender à liberação de recursos para as feiras agropecuárias sempre ocorreu e não vê a razão desta novidade contrária.
“É uma irresponsabilidade da Seagri não proceder com uma solução para isso. Os compromissos foram assumidos. O entrave burocrático tem que ser solucionado”, asseverou. Além da convocação do secretário de Estado de Agricultura, o deputado Edson Martins convidou os demais parlamentares a elaborarem um documento para ser entregue ao governador do Estado pedindo as providências cabíveis.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)