Quinta-feira, 8 de dezembro de 2011 - 17h32
Estudantes universitários e secundaristas que fazem protesto em Brasília, acampando em frente ao Congresso Nacional, em defesa de mais recursos para o ensino no país, foram recebidos pelo deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) e ganharam adesão do parlamentar rondoniense no pleito.
O movimento “Ocupe Brasília” é liderado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em parceria da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Estiveram no gabinete do deputado os seguintes estudantes: Naiara, Magno, Lindinês, (todos de Rondônia) e Giovanny, Rodney Júnior e Clauderson, representando o Acre.
O principal objetivo da manifestação é incluir no Plano Nacional de Educação (PNE) a meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para os próximos dez anos. O relator da proposta que atualmente tramita na Câmara dos Deputados definiu esse patamar em 8%, segundo relatório divulgado na última segunda-feira (6). Atualmente, o país aplica cerca de 5% do PIB em educação.
Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o acampamento é uma forma de pressionar as autoridades, chamando a atenção para os temas da juventude e a educação. Membro efetivo da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, Nilton Capixaba reafirmou o compromisso de lutar em benefício da Educação.
Fonte: Marcelo Freire
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar