Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

O parlamentar exibiu vídeos que mostram balsas sendo explodidas, garimpeiros em desespero e o impacto ambiental da ação, como o derramamento de óleo nas águas do Rio Madeira.


Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO)

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Alex Redano (Republicanos), manifestou repúdio à operação do governo federal que resultou na destruição de balsas de garimpo no Rio Madeira, no estado do Amazonas, ocorrida na manhã da segunda-feira (15).
 “Temos a informação de que esses garimpeiros têm a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) e ações em curso na Justiça, e mesmo assim tiveram seus bens destruídos. É um ataque direto à dignidade de centenas de pais de família”, afirmou o presidente.

Operação do governo federal que resultou na destruição de balsas de garimpo no Rio Madeira (Foto: Polícia Federal)

Preocupado com a possibilidade de operações semelhantes ocorrerem em Rondônia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia anunciou a convocação de uma audiência pública com a participação de autoridades, representantes de cooperativas e garimpeiros para debater o tema. O objetivo, segundo ele, é garantir segurança jurídica e encontrar soluções que permitam a regularização da atividade no estado. “É preciso regularizar a atividade garimpeira em Rondônia e garantir que quem trabalha com honestidade tenha o direito de produzir e sustentar sua família”, destacou.

De acordo com informações oficiais, até o meio-dia desta segunda-feira (15), já haviam sido destruídas 71 balsas com dragas no Rio Madeira. A Defensoria Pública da União chegou a entrar com pedido para suspender as explosões, alegando riscos ambientais e sociais, mas o pleito foi negado pela Justiça.


A convocação da audiência pública deve ocorrer nos próximos dias e contará com a presença de órgãos ambientais, representantes do setor mineral e lideranças políticas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)