Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Marinha Raupp acompanha prefeito de São Miguel Guaporé


Buscar recursos para obras de infra-estrutura em Rondônia. Com este objetivo a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) fez uma verdadeira perigrinação por ministérios e órgãos públicos federais acompanhada do prefeito de São Miguel do Guaporé, Paulo Nóbrega de Almeida (PTB), do vice-prefeito do município, Sidney Poletini (PMDB) e do presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Amarildo Gomes Ferreira.

Na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi discutida a implantação de sistema de  esgoto para o município, cujo valor da obra está estimado em cerca de 7 milhões e meio de reais, com recursos do orçamento da União. “Estamos na fase inicial dos projetos. “Vamos tentar incluir esses projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou mesmo através do ministério da Saúde, via Funasa”, informou o prefeito Paulo Nóbrega.

No Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit), a deputada Marinha Raupp e o prefeito trataram da liberação de recursos para conservação e pavimentação da BR 429 – que liga Presidente Médici a Costa Marques – passando por São Miguel. Segundo o prefeito Paulo Nóbrega, “ainda não há valor estimado para a pavimentação dos cerca de 200 km do  trecho inicial de Alvorada do Oeste até São Francisco, passando por São Miguel”. A reunião foi com o diretor de Infra-Estrutura do Dnit, Ideraldo Caron, e com o diretor-executivo, Danilo Forte.

Tanto a deputada Marinha Raupp quanto o prefeito Paulo Nóbrega destacaram que a pavimentação da BR  429 é muito importante para a economia da região. Segundo Nóbrega, “na época de chuva, com o inverno rigoroso, sempre há interdição da rodovia. Precisamos iniciar as obras ainda no primeiro semestre, logo após as chuvas”.

Para o prefeito de São Miguel, a deputada Marinha Raupp e o senador
Valdir Raupp são bastante atenciosos e estão sempre acompanhando as audiências em busca de mais recursos para os municípios. O presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel, Amarildo Gomes, afirmou que a presença da deputada Marinha nas audiências é fundamental. “Sem a deputada, fica mais difícil. Ela é a madrinha da nossa BR  - 429. Praticamente todos os recursos liberados para São Miguel são  provenientes das ações da deputada Marinha e do senador Valdir Raupp. Eles sempre têm dado a maior atenção  em seu gabinete e se colocando a disposição para nos acompanhar nas audiências. A gente fica agradecido pelo apoio que a deputada e o senador tem nos dado”, finalizou Amarildo.

Por último, a deputada Marinha Raupp esteve com o vice-prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé numa audiência na secretaria Nacional de Infra-Estrutura Hídrica, do ministério da Integração Nacional. 

A deputada Marinha Raupp elogiou o trabalho desenvolvido pelo secretário Nacional de Infra-Estrutura Hídrica, Hyperídes Pereira de Macêdo. “O Dr. Hyperídes é um grande profissional e nós ficamos felizes em poder contar com ele na região Norte, principalmente na questão dos estudos. Sempre no Brasil a gente verifica que os políticos querem primeiro fazer obras e obras. E aqui não. Nós tivemos essa parceria do Dr. Hyperídes no sentido de que Rondônia precisa de todos os seus projetos para a gente ter condições de elaborar grandes obras, que venham realmente atender essa questão da macrodrenagem. Nós temos problemas seríssimos de malária no estado de Rondônia. Temos agora o problema da dengue hemorrágica – tivemos esse problema recente no município de Cacoal. E com os estudos nós vamos poder melhorar a qualidade de vida da população do estado de Rondônia”, destacou a deputada.

A deputada Marinha disse que a idéia é fazer um trabalho integrado e  dissociado. “Eu acredito que o governo do presidente Lula, o mistério da Integração Nacional, a Funasa, a secretaria de Recursos Hídricos, os ministérios da Cidade, o ministério dos Transportes, através do Dnit, são instituições que nós devemos contar para poder planejar a Amazônia, especialmente o estado de Rondônia”, frisou a deputada. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)