Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade

Abrangência por regiões/faixas etárias e falhas na emissão do documento serão avaliadas.


Deputada Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade - Gente de Opinião

Visando garantir os direitos da população rondoniense, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, na última quarta-feira (9), dois requerimentos ao governo de Rondônia. O primeiro deles, n.º 1431/2024, busca informações detalhadas sobre a emissão de carteiras de identidade para crianças e recém-nascidos em todo o estado. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec/RO).

De acordo com a parlamentar, o objetivo é avaliar a abrangência do serviço e identificar possíveis falhas que impeçam o acesso de todas as crianças ao documento, fundamental para o exercício da cidadania. “Os dados solicitados sobre a quantidade de documentos emitidos por faixa etária nos últimos cinco anos permitirão uma análise aprofundada sobre possíveis falhas ou áreas que necessitem de melhorias. Com isso, será possível identificar se há regiões ou faixas etárias que estão sendo subatendidas, o que permitirá a implementação de políticas mais eficientes para ampliar o acesso a esse direito básico”, justificou Ieda Chaves no documento.

O Requerimento defende também que “ao compreender a demanda existente e a efetividade do serviço, o Estado poderá otimizar o processo de emissão, eventualmente promovendo campanhas de conscientização para que os pais e responsáveis entendam a importância de emitir a identidade de seus filhos desde cedo”.

Ieda Chaves reiterou ainda que, em áreas rurais e de difícil acesso, muitas famílias podem não ter pleno conhecimento da importância desse documento. “Ao garantir que todas as crianças tenham sua identidade formalizada desde a infância, o governo estará promovendo a plena inclusão social e garantindo o acesso a serviços fundamentais, como saúde e educação”, disse.

Problemas em Vilhena

De acordo com as informações recebidas, em Vilhena há problemas e dificuldades significativas no agendamento para a emissão da carteira de identidade. Para verificar os motivos disso, a deputada Ieda Chaves solicitou, por meio do Requerimento n.º 1429/2024, informações sobre as razões que estão causando essa indisponibilidade no atendimento e quais medidas estão sendo tomadas para resolver a questão e garantir a regularização do serviço.

"A carteira de identidade é um documento fundamental para o acesso a diversos serviços e direitos. É inadmissível que crianças e cidadãos enfrentem dificuldades para obtê-la. Com esses requerimentos, buscamos garantir que todos tenham acesso a esse documento de forma ágil e eficiente", concluiu Ieda Chaves.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)