Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Federal Cristiane Lopes solicita urgência no restabelecimento do Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SICAR em Rondônia

Parlamentar defende os direitos dos pequenos produtores rurais que estão sendo prejudicados pela falta de funcionamento do sistema


Deputada Federal Cristiane Lopes solicita urgência no restabelecimento do Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SICAR em Rondônia - Gente de Opinião

Em uma iniciativa para garantir os direitos dos produtores rurais e moradores do campo em Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), protocolou um Requerimento à Mesa da Câmara Federal, a ser encaminhado para a Ministra Esther Dweck da Gestão e da Inovação, solicitando o restabelecimento do Funcionamento do Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SICAR no Estado. 

"A situação é grave. Tenho recebido inúmeras reclamações de pequenos produtores rurais, como o Sr. Valdemir da AGROTEC de Porto Velho, que não consegue incluir o Cadastro Ambiental Rural-CAR no SICAR para adquirir empréstimos do PRONAF. Isso está impactando diretamente o tempo de plantio e a capacidade de custear despesas essenciais nas lavouras e propriedades rurais", explicou a deputada.

 Diante dessa demora no restabelecimento do sistema, os pequenos agricultores estão enfrentando dificuldades significativas. Estão perdendo o tempo crucial do plantio de diversas culturas, como abacaxi, mandioca, milho, café e cacau. Além disso, estão sendo prejudicados na aquisição de animais e no investimento nas atividades rurais. 

Cristiane Lopes fez um apelo à Ministra Esther Dweck e sua equipe, solicitando que resolvam esse problema o mais rápido possível. A deputada ressaltou a importância de garantir o funcionamento adequado do SICAR para que os produtores rurais possam continuar suas atividades de forma eficiente e sem prejuízos, o SICAR está fora do ar desde janeiro, causando prejuízos significativos aos pequenos produtores rurais. 

A atuação incansável da deputada Cristiane Lopes em defesa dos produtores rurais e moradores do campo mostra seu compromisso com as questões essenciais para o desenvolvimento econômico de Rondônia. Suas ações demonstram um forte apoio à comunidade rural e uma determinação em resolver problemas urgentes que impactam diretamente a vida desses trabalhadores. 

“A necessidade de ações rápidas e eficientes são indispensáveis para mitigar os impactos negativos que essa paralização está causando e garantir os direitos e a subsistência dos homens e mulheres do campo em nosso estado”, concluiu Cristiane Lopes. 

O que é o SICAR?

O SICAR é um sistema de suporte à regularização ambiental dos imóveis rurais no Brasil, em cumprimento ao Código Florestal (Lei n° 12.651/2012) e demais regularização.

O sistema, criado para integrar e gerenciar informações ambientais dos imóveis rurais em todo o país é fundamental para subsidiar políticas, programas, projetos e atividades de controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e de combate ao desmatamento ilegal.

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)