Quinta-feira, 19 de setembro de 2024 - 09h52

A deputada federal Cristiane Lopes
(União Brasil), realizou uma visita institucional à Capitania Fluvial de Porto
Velho (CFPV), atendendo a um convite do Capitão dos Portos, Matheus de Athaydes
Firmino. A parlamentar foi recebida com uma cerimônia honrosa, que contou com a
presença da tropa da instituição.
Durante o encontro, Cristiane Lopes
destacou a importância das ações desempenhadas pela Marinha do Brasil,
especialmente em regiões ribeirinhas, e reafirmou seu compromisso com as
demandas da instituição em Brasília.
"Tenho grande admiração pelo trabalho das forças militares e pela dedicação da tripulação da Capitania Fluvial de Porto Velho. Vocês enfrentam grandes desafios nesta região, e é notável o olhar diferenciado que o comandante tem para com sua tropa”.

O Capitão dos Portos da CFPV, Matheus de Athaydes Firmino, falou sobre a relevância de estreitar os laços com representantes políticos, afirmando que a visita da deputada é uma oportunidade de mostrar as atividades desempenhadas pela capitania, que são de grande importância para a segurança da navegação e a defesa nacional.
"Fico feliz com a visita da deputada e agradeço sua atenção às demandas da nossa instituição. Nosso objetivo é mostrar o trabalho que desempenhamos e os desafios que enfrentamos", afirmou o comandante.

Cristiane Lopes lembrou ainda, da parceria de sucesso firmada no ano passado entre o seu gabinete, a Marinha do Brasil e a Escola do Legislativo de Rondônia, que resultou na realização do Curso de Formação de Marinheiros Fluviais Auxiliares de Convés e de Máquinas (Aquaviários).
O projeto beneficiou 19 moradores das comunidades próximas ao Lago do Cuniã, no Baixo Madeira, além de habitantes da capital, promovendo a capacitação profissional e contribuindo para a geração de emprego e renda na região.
A deputada enfatizou a importância da formação de novos profissionais para atender às necessidades da navegação nos rios de Rondônia. "Esse curso foi um marco na vida de muitos ribeirinhos e trabalhadores da região, proporcionando a eles uma nova oportunidade de carreira. Essa é uma forma de valorizar a mão de obra local e também de fortalecer a segurança da navegação em nossos rios", afirmou.

Cristiane Lopes destacou ainda, a atuação da Marinha do Brasil em ações de fiscalização e segurança nas vias navegáveis de Rondônia. Segundo a deputada, o trabalho da Marinha é fundamental para garantir a exportação segura e eficiente da produção agrícola do estado, grande parte realizada por meio dos rios.
"Rondônia é um estado produtor, e boa parte dessa produção escoa pelos rios. Por isso, é essencial que a Marinha fiscalize as embarcações e divulgue dados sobre a segurança da navegabilidade. Essas informações são cruciais para reduzir os riscos e aumentar a eficiência do transporte fluvial".
A Capitania Fluvial de Porto Velho tem como missão orientar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à Marinha Mercante e às organizações correlatas, com foco na defesa nacional, na segurança da navegação nas hidrovias interiores e na prevenção da poluição hídrica causada por embarcações e plataformas em sua área de jurisdição.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)