Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

A parlamentar tem a pauta das famílias atípicas como prioridade e pontua ser muito justo oferecer a essas famílias serviços de proteção, acompanhamento psicológico e terapêutico, com atenção integral à saúde, informação e formação


Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO - Gente de Opinião

A Deputada Federal Cristiane Lopes que a cada dia firma ainda mais seu compromisso com a educação e o cuidado das famílias atípicas, anunciou a destinação de 3,3 milhões de reais para a execução do Projeto PCD + Mães Atípicas. Este projeto é uma parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), localizado na Zona Norte de Porto Velho.

Segundo a deputada o objetivo do projeto é proporcionar formação profissionalizante, práticas de cuidado e serviços de saúde para pessoas com deficiência e suas mães, priorizando aquelas atendidas por Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) de Rondônia.

“Os recursos serão aplicados em pesquisas inovadoras, formação profissional e cultural, além de serviços de saúde voltados para atender as necessidades específicas de pessoas com deficiência e mães atípicas”, informou.

Sérgio Francisco Loss Franzin, responsável pelo projeto, destacou que esta iniciativa responde a uma emergência social, dado que pessoas com deficiência ainda enfrentam desafios significativos de integração e acesso a tratamentos adequados.

“Apesar das políticas públicas em prol da equidade e criação de oportunidades, às pessoas com deficiência ainda não estão plenamente integradas e sofrem com a falta de tratamento adequado. Com práticas de formação e atendimento em saúde, podemos transformar essas pessoas em cidadãos mais autônomos e produtivos”, afirmou Franzin.

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO - Gente de Opinião

A parlamentar, pontou também que as mães atípicas, que frequentemente enfrentam sobrecarga de cuidados e muitas vezes também têm deficiências, são um público especialmente vulnerável. Elas frequentemente não têm acesso a estudos, trabalho, tratamentos pessoais ou lazer, devido às complexidades e responsabilidades que enfrentam.

“Essas mães sofrem com abandono, baixa renda, vulnerabilidade social e outras formas de exclusão. Este projeto visa oferecer a elas a orientação psicossocial e o apoio necessário para fortalecer e valorizar seu papel na sociedade”.

Jefferson Cardoso, diretor geral do IFRO, Campus Zona Norte de Porto Velho, expressou seu agradecimento à parceria da deputada Cristiane Lopes e destacou que o projeto será um marco dentro da instituição.

Em Brasília, Cristiane Lopes também é presidente da Frente Parlamentar das Mães Atípicas e votou a favor do PL 421/2024, que prioriza o atendimento psicossocial e a tramitação de processos administrativos para mães dedicadas ao cuidado integral de filhos com autismo ou deficiência. Além disso, é autora do PL 561/2024, que institui a Semana Nacional da Maternidade Atípica.

“Este investimento reflete meu compromisso em promover o bem-estar e a inclusão em nossa sociedade. Juntos, vamos construir um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos. Sabemos dos desafios enfrentados pelas mães e cuidadoras responsáveis por filhos que necessitam de cuidados específicos.”, finalizou a deputada.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)