Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

O Projeto PCD + Mães atípicas fortalece a autonomia feminina, promove inclusão social e devolve dignidade a mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado dos filhos.


Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho - Gente de Opinião

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães Atípicas, realizada em Porto Velho (RO).

A solenidade ocorreu no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Zona Norte, reunindo dezenas de mães que concluíram formações nas áreas de Massagem Terapêutica, Manicure e Pedicure, Estética Facial, Maquiagem e Design de Sobrancelhas. As qualificações representam uma nova perspectiva de geração de renda e independência financeira para essas mulheres.

O projeto é viabilizado por meio de emenda parlamentar da deputada Cristiane Lopes, em parceria com o IFRO, consolidando uma política pública voltada à inclusão produtiva e ao fortalecimento de famílias atípicas.

Durante o evento, a parlamentar destacou que o projeto vai além da capacitação técnica.

“Não estamos apenas entregando certificados, estamos reconhecendo histórias de luta, de renúncia e de amor incondicional. Cada uma dessas mulheres carrega uma trajetória marcada por desafios, mas também por coragem. Nosso compromisso é continuar criando oportunidades reais para que elas conquistem independência, dignidade e qualidade de vida”, afirmou.

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho - Gente de Opinião

O diretor-geral do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso da Silva, também enfatizou a relevância social da ação.“Esse projeto tem um valor que ultrapassa a formação profissional. Ele acolhe, fortalece vínculos e devolve a confiança a mulheres que, muitas vezes, foram invisibilizadas. É uma iniciativa que impacta diretamente famílias inteiras e promove transformação social verdadeira”, destacou.

Visivelmente emocionada, Cristiane Lopes encerrou sua participação reforçando sua missão de ampliar políticas públicas voltadas às mães atípicas.“Cuidar de quem cuida é uma das maiores responsabilidades que podemos assumir. Essas mulheres são exemplos de força e amor. Seguiremos trabalhando para garantir mais oportunidades, mais respeito e mais dignidade, porque quando apoiamos uma mãe, transformamos toda uma realidade”, concluiu.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)