Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Cristiane Lopes protocola ofício ao STF em favor da Enfermagem

Na semana da Enfermagem no Brasil a deputada federal comemorou a revogação que impedia o pagamento do piso salarial da enfermagem.


Deputada Cristiane Lopes protocola ofício ao STF em favor da Enfermagem - Gente de Opinião

A semana da enfermagem é uma comemoração anual e tem como objetivo, promover a conscientização sobre a categoria, destacar as realizações e contribuições dos profissionais dessa área, e abordar questões relevantes para a profissão, pensando nisso, a deputada federal, Cristiane Lopes protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), na pessoa do ministro, Luís Roberto Barroso, um ofício para reavaliar a decisão cautelar que suspendeu os efeitos da lei n°14.434/2022, que instituiu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

 

A boa notícia veio na última segunda-feira (15) do mês de maio, Barroso revogou a liminar concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.222 e determinou o cumprimento do piso nacional da Enfermagem em todo o território brasileiro. Um grande feito que foi comemorado com muita alegria pela parlamentar, “meu coração está em festa, essa foi uma das minhas mais intensas pautas de trabalho até aqui. Diversas reuniões com representantes da classe, autoridades competentes além do contato com o ministro, por meio do ofício protocolado. Que recompensa maravilhosa, a enfermagem merece essa vitória por tudo que fizeram e continuam fazendo no cuidado da saúde do nosso povo”, destacou a parlamentar.

 

De acordo com a decisão do ministro, estados, municípios e o Distrito Federal devem acatar a decisão imediatamente. A iniciativa privada, por sua vez, deve respeitar as regras definidas pela legislação vigente, garantindo o diálogo entre empregadores e sindicatos, para que encontrem a melhor forma de implantar o piso até julho deste ano. O magistrado destacou que, “o ideal é que o piso passe a valer para todos, pois a diferenciação entre trabalhadores da mesma categoria nos setores público e privado violaria o princípio da igualdade consagrado na constituição”.

Deputada Cristiane Lopes protocola ofício ao STF em favor da Enfermagem - Gente de Opinião

A deputada aproveitou o ensejo para reafirmar a importância da valorização desses profissionais que enfrentam jornadas extenuantes e desempenharam um papel fundamental durante a pandemia do Covid-19. Assim, é de suma importância à efetivação desse direito que foi conquistado por decisão dos poderes legislativo e executivo, após ampla e democrática mobilização nacional e, agora, necessita da agilidade do judiciário no enfrentamento da matéria para a concretização da conquista.

Deputada Cristiane Lopes protocola ofício ao STF em favor da Enfermagem - Gente de Opinião

Acolhida e empossada como madrinha dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do estado de Rondônia, durante encontro ocorrido no mês de abril na cidade de Ji-Paraná-RO, reunindo aproximadamente 700 agentes, a deputada recebeu em seu gabinete os ACS e ACE’s de Rondônia e participou de uma grande mobilização na Câmara Federal, onde mais de dois mil trabalhadores dessas categorias de todo Brasil se fizeram presentes.

 

O objetivo do evento foi dar início às pautas prioritárias a serem trabalhadas este ano para a categoria, aposentadoria especial, insalubridade no grau máximo, incentivo anual em lei específica, bem como, a desprecarização dos vínculos empregatícios. 

 “Sou uma defensora da categoria e a favor da valorização dos profissionais. Reafirmo o meu compromisso de trabalhar fortemente para o fortalecimento dos agentes e todos profissionais de saúde e na defesa de suas garantias e direitos”, concluiu.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)