Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Cristiane Lopes lidera avanço do PL dos Voos e conquista apoio do ministro Silvio Costa Filho

Articulação da parlamentar leva proposta à reta final e amplia expectativa de aprovação ainda este ano


Deputada Cristiane Lopes lidera avanço do PL dos Voos e conquista apoio do ministro Silvio Costa Filho - Gente de Opinião

O Projeto de Lei nº 539/2024, conhecido como PL dos Voos, entrou na reta final de tramitação na Câmara dos Deputados sob liderança da deputada federal Cristiane Lopes, que tem conduzido a articulação da proposta desde sua apresentação.

Nos últimos dias, o projeto ganhou ainda mais força com a manifestação pública de apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçando a relevância da iniciativa no cenário nacional.

A proposta já avançou em etapas importantes dentro da Câmara, com a aprovação do requerimento de tramitação e a definição do relator, e agora segue para o momento decisivo, a votação em plenário.

Durante agenda recente, o ministro destacou a importância do projeto e sinalizou alinhamento com a pauta. “É um projeto que fortalece a aviação brasileira, especialmente a regional. Vamos trabalhar junto ao presidente da Câmara, Hugo Motta, para garantir o avanço dessa matéria”, afirmou.

O apoio institucional é visto como resultado da articulação liderada por Cristiane Lopes, que tem pautado o tema da conectividade aérea como prioridade, especialmente para a região Norte.

O PL dos Voos busca ampliar a oferta de voos, reduzir o custo das passagens e melhorar a integração aérea no país, enfrentando um dos principais gargalos logísticos que impactam o desenvolvimento regional.

Nos bastidores, a proposta já é tratada como uma das mais relevantes para o setor aéreo. A avaliação é de que o alinhamento entre Congresso e governo, construído a partir da atuação da parlamentar, pode acelerar a votação e viabilizar a aprovação ainda este ano.

Cristiane Lopes tem intensificado o diálogo político e fortalecido parcerias para garantir que o projeto avance. A expectativa é de que a proposta represente um marco para a aviação regional, com impactos diretos na economia, no turismo e na mobilidade da população brasileira.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)