Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dep. Miguel Sena sai em defesa dos servidores públicos


O deputado Miguel Sena (PV), em discurso na Assembléia Legislativa na manhã desta quarta-feira (06.06), saiu em defesa dos servidores públicos. Falou que o governador Ivo Cassol tem valorizado essa categoria, pagando em dia seus salários, mas que há necessidade de se debater a correção salarial. E, reportando-se para os funcionários do Poder Legislativo do Estado, pediu maior valorização aos que estão desempenhando suas funções "porque acredito que a economia feita na Casa já permite a contrapartida".

Na condição de 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa, Miguel Sena solicitou a presença de deputados no sentido de se reunir com as lideranças sindicais e com o secretário da Casa Civil, Juarez Jardim, objetivando encontrar a melhor saída para que seja concedido o reajuste salarial. "Os representantes sindicais querem aumento na casa dos 11 por cento e, através do diálogo, entendo que seja encontrada a melhor saída. Afinal, o governador Ivo Cassol tem um apreço enorme para com os servidores. Veja que ele, desde que assumiu a direção do Estado, sempre pagou em dia, dentro do mês trabalhado, e lembro que, quando eu era secretário de Estado, via em todas as reuniões ele defender o funcionalismo público".

Miguel Sena demonstrou também preocupação para com a situação dos servidores do Poder Judiciário, que se encontram em greve. Fez questão de frisar que sempre esteve ao lado dos movimentos sindicais, mas que não concorda com irregularidades, citando como exemplo a questão do Sintero. "Temos que buscar a melhor solução para o caso do aumento salarial, corrigindo a defasagem existente". O deputado Maurinho Rodrigues (PSDB), em aparte, falou de sua preocupação para com os servidores do Judiciário, assim como a efetiva atuação da Justiça Rápida. "Há necessidade da independência financeira do Poder Judiciário para que  ele possa resolver os problemas que estão atingindo todos que compõem o Judiciário rondoniense".

Outro ponto abordado por Miguel Sena diz respeito à valorização dos servidores efetivos da Assembléia Legislativa. "Acredito que, pela economia que já se fez nesta Casa, temos que valorizar os funcionários que cumprem com suas obrigações trabalhistas neste Parlamento. Fui procurado por alguns servidores que demonstraram uma certa desmotivação. Poderia a Mesa Diretora repassar um pouco do economizado aos servidores de carreira. Aliás, esse era o compromisso da atual administração da Assembléia Legislativa", completou.

 
Fonte: Decom - Carlos Neves

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)