Quarta-feira, 2 de julho de 2014 - 18h22
Começou na manhã desta terça-feira (1º de julho) na Escola SENAI Marechal Rondon, em Porto Velho, a exposição de tecnologias educacionais SENAI: o Futuro, que tem como objetivo proporcionar a experimentação de diferentes tecnologias educacionais que fazem ou que em breve poderão fazer parte da realidade cotidiana das unidades operacionais do SENAI, para atrair novos estudantes e parcerias, bem como incrementar a formação de mão-de-obra qualificada para a indústria brasileira e o posicionamento do SENAI como instituição inovadora.
Realizado simultaneamente em 25 Departamentos Regionais, durante quatro dias, a exposição disponibiliza inúmeras atrações com a mais avançada tecnologia, como a Caverna digital; simuladores de empilhadeira; de escavadeira; colheitadeira; simulador de solda; realidade aumentada; sala 3-D; ambiente Virtual de aprendizagem; simuladores na WEB; livros Didáticos, assim como kits didáticos de Mecatrônica; de Petróleo e Gás e imagens de edições anteriores do evento. A exposição acontece sexta-feira (4 de julho).
A vice-presidente do Sistema FIERO e presidente do Sindivest/RO, Helena Aparecida Riça Mourão, na oportunidade representando o presidente Denis Baú, ressaltou a importância do evento e disse que Baú é um entusiasta das ações voltadas à melhoria da educação profissional e enxerga a tecnologia como uma ferramenta fundamental para a transferência de conhecimento.
Em seu discurso, Aparecida Mourão destacou a notória preocupação do presidente Baú em apoiar e dar suporte às iniciativas voltadas à melhoria da educação profissional disponibilizada pelas escolas do SENAI. “Precisamos conhecer às novas tecnologias, para melhorarmos o atendimento à indústria, o nosso produto final e acima de tudo adequar nossas escolas com o que existe de ponta para entregarmos ao mercado de trabalho, profissionais altamente qualificados e aptos a trabalhar, não apenas em Rondônia, mas em todo o Brasil, pois o SENAI utiliza tecnologia como indutor de conhecimento. Mas para isso é necessário aprendermos com as grandes potências, pois somente assim, a nossa indústria irá se fortalecer e crescer ainda mais” afirmou.
Ela lembrou que o presidente Denis Baú, desde que assumiu o Sistema FIERO trouxe consigo esta visão moderna e empreendedora, com o objetivo de alavancar a indústria. “Este evento realizado pelo SENAI é mais uma ação importante e tenho certeza que trará benefícios para docentes, técnicos, alunos e àquele empresário que prestigiar a exposição” finalizou.
Para a diretora regional do SENAI/RO, em exercício, Adir Josefa Oliveira estas exposições de tecnologias educacionais demonstram claramente a trilha que o SENAI está seguindo em busca das altas tecnologias. “Temos uma meta de até 2020 estarmos num patamar de tecnologias que atenda todo o setor produtivo com custo cada vez menor. E a forma encontrada para dinamizar este atendimento é por meio dos kits didáticos e as tecnologias digitais. O objetivo é disponibilizar o aprendizado em menor tempo, mas sem perda na qualidade. Esta é a proposta e precisamos alcançar isso também em Rondônia” comentou.
Adir disse ainda que a exposição prima pela interatividade e disponibiliza recursos tecnológicos modernos aplicados para a educação e conteúdos interessantes. Ela lembra que durante a visita, o público terá a oportunidade de vivenciar o entrelaçamento do saber acadêmico e prático, combinando a dimensão real e virtual da indústria e da escola em espaços e tempos diferentes. Os visitantes se verão imersos num universo rico de equipamentos e ferramentas educacionais que só encontram no SENAI.
Prestigiaram a solenidade de abertura da exposição, diretores do Sistema FIERO, diretores, técnicos, docentes e alunos do SENAI, superintendentes do SESI e IEL, Gilvani Fares e Elcimar Fernandes, respectivamente, André Luiz de Souza representando a UNIR. Ainda marcaram presença o presidente do Sindimoveis, José Carlos de Moura Lopes, o presidente do SIMA, Paulo Jair Kreuz, os diretores Marcos Braúna, Ari Dupont e Hermano Carvalho, das unidades SENAI de Cacoal e Vilhena, e do CETEM Sebastião Camargo, dentre outros convidados.
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland
Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea