Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defesa Civil Municipal realiza vistorias em áreas de congelamento


 A Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec) realizou na última sexta-feira (07) vistorias em áreas de congelamento nas proximidades do canal do Bairro Castanheiras. De acordo com o Decreto Municipal Nº 13.817/15, são consideradas áreas de congelamento locais em que existam núcleos habitacionais irregulares no município de Porto Velho em desacordo às legislações vigentes, que são o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor do Município, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, o Plano Local de Habitação de Interesse Social e o Código Municipal de Meio Ambiente.

As áreas consideradas congeladas são Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas verdes, áreas de unidades de conservação, áreas públicas invadidas, áreas de risco e loteamentos irregulares. O trabalho da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), segmento da Sempedec, é o de vistoriar os locais e emitir laudos quanto aos perigos estruturais dos imóveis e os riscos naturais a que estejam sujeitos.

Os laudos são apresentados aos moradores ou demais tipos de utilitários e encaminhados à Comissão de Congelamento de Núcleos Urbanos Irregulares, constituída pelas secretarias municipais de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Assistência Social (Semas), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Sempla) e Procuradoria-Geral do Município (PGM) além da própria Sempedec e, ainda, da Seagri e SPU/RO.

Cada órgão avalia os casos de acordo com suas competências, cabendo à Comdec retornar aos locais após o prazo de 30 dias para efetivar ações de retiradas dos ocupantes dessas áreas, se for o caso. Na ação do dia 07 no Bairro Castanheiras foram identificadas quarenta e nove imóveis em situação de risco. Os laudos da Comdec foram apresentados aos moradores e encaminhados à Comissão de Congelamento de Núcleos Urbanos, que passa a decidir sobre os casos.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)