Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defesa Civil auxiliará municípios em caso de enchente


Gente de Opinião

Tenente Artur aponta a importância que a Estrada Parque teve na enchente de 2014

O Corpo de Bombeiros Militar, que atua como a Defesa Civil em Rondônia, está preparado para atuar nos municípios em que houver necessidade de socorro a vítimas. Em 2014, realizou  trabalho de salvamento e assistência aos atingidos pela enchente. Além disso, transportou doentes de municípios isolados para a Capital a fim de receber tratamento. Um Plano Estadual de Contingência está sendo desenvolvido e deve agregar os planos de contingência dos municípios. Nem todos os municípios têm necessidade de ter o plano, mas de acordo com o que vai acontecendo, ele é atualizado, sendo modificado para atender aos locais necessitados de assistência.

Segundo o diretor de Planejamento e Operações do Corpo de Bombeiros, tenente Artur, para que eles atuem, é necessário solicitação do município atingido. “A primeira resposta cabe ao município. Ao exceder sua capacidade de resposta, pede auxílio à Defesa Civil estadual, que atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros utilizando toda sua estrutura”, disse.

A atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual é no sentido de oferecer a logística necessária para transportar os atingidos pelo desastre natural, dar-lhes assistência em local seguro e auxiliar no processo de reconhecimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública, ou seja, reconhecimento da situação.

Segundo ele, poucos municípios do Estado têm condições de manter um quadro profissional necessário para atender à demanda devido aos altos custos. Com isso, cria-se um entrave de atendimento, pois os municípios não são estruturados para o atendimento básico inicial. “Em se tratando de socorro, nenhum município tem condições de atender”, garante.

Neste ano, a capital Porto Velho já solicitou auxílio para socorrer os atingidos pela cheia nas áreas mais baixas, em que o rio já chegou. “Neste ano o rio Madeira está cerca de 1,5metros abaixo da mesma marca registrada no ano passado, mas, mesmo assim várias áreas já foram atingidas”, relata.

O Procedimento Operacional Padrão (POP) para ações de resposta em Defesa Civil vai definir as ações a ser tomadas, de acordo com as diretrizes do gestor que estiver à frente, tanto em nível municipal quanto estadual.

O POP auxilia na tomada de decisão por parte da Defesa Civil Estadual, onde nele consta o que fazer e que ações tomar desde o primeiro momento em que se é comunicado.

Após o reconhecimento da catástrofe, conforme o tenente Artur, são acionadas as autoridades municipais e estaduais para o acolhimento das pessoas.

Gente de Opinião

Abertura da Estrada Parque possibilitou o acesso e transporte de mercadorias
para municípios que ficaram isolados durante a enchente de 2014

RECONSTRUÇÃO

Ele lembrou também que o Estado ainda está trabalhando com o plano de reconstrução das áreas atingidas pela enchente de 2014, e que o governo Federal ainda não repassou todos os recursos para cobrir os gastos que Rondônia teve. Quanto aos desabrigados que estavam acampados no Parque dos Tanques, apenas três das 42 famílias ainda se encontram no local. Os demais entraram em acordo, recebem o aluguel social e ainda terão direito a uma casa construída numa parceria dos governo estadual e Federal, por meio dos Programas Morada Nova e Minha Casa Minha Vida, respectivamente.

“Essas três famílias ainda estão no local pois não se enquadram nos requisitos do Minha Casa Minha Vida, não receberam o aluguel social e, portanto, ainda não entraram em acordo. Elas estão sob a guarda do município”, informou o tenente, adiantando que a situação delas será informada ao Ministério Público (MP) para que auxilie na solução do problema.

Para o tenente Artur, houve um lado positivo que se pode tirar da trágica enchente de 2014, quando grande parte do estado ficou isolada devido ao alagamento da BR-364, especialmente os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. A Estrada Parque, aberta pelo governo de Rondônia, possibilitou o transporte de cargas, alimentos, medicamentos e pessoas. Lá foram construídas três pontes e a estrada foi feita em tempo recorde.

Isso possibilitou também a agilidade de quem morava próximo a Nova Mamoré, mas tinha de fazer o trajeto indo para Ariquemes, Porto Velho e depois ir a Nova Mamoré num trajeto de mais de 500 quilômetros. “Agora, com pouco mais de 50 quilômetros, o sitiante/fazendeiro resolve suas pendências, graças à Estrada Parque”, argumenta.
 


Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

Deputada Ieda Chaves entrega certificados durante a execução dos cursos do projeto “ALE Vai às Escolas”

A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)