Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defensoria Pública de RO abre concurso para 30 vagas


A defensoria pública de Rondônia anunciou ainda para este ano a realização de seu primeiro concurso público. A instituição dará continuidade ao certame iniciado ainda em 2004 - suspenso por ordem judicial.

Como o concurso é continuação do certame de 2004 já começa essa fase com aproximadamente 800 inscrições homologadas. "São as inscrições remanescentes do concurso iniciado há três anos", explicou o presidente da comissão de concurso defensor público José Oliveira de Andrade.

Oliveira de Andrade diz que o edital do concurso será lançado na primeira quinzena de agosto. São 30 vagas para defensores distribuídas em todas as comarcas de Rondônia. A previsão de posse dos aprovados é novembro deste ano. "Haverá divulgação do concurso em todo o Estado por meio de cartazes e folder que serão afixados nas subseções da OAB bem como em órgãos públicos", disse Oliveira Andrade.

O concurso é organizado pelo conselho superior da Defensoria Pública do Estado e se destina exclusivamente aos advogados inscritos na OAB e bacharéis em direito que ocupem cargos incompatíveis ao de advogado. Contudo, antes da posse, o candidato deverá apresentar carteira da OAB. Como pré-requisito básico os candidatos têm que, no mínimo, ter três anos de atividade eminentemente jurídica.

O certame é mais uma das iniciativas do defensor público-geral, Antônio Francelino dos Santos, em busca de melhor estruturação para a instituição. Antônio Francelino diz que vê com preocupação a carência de defensores públicos nas Comarcas, principalmente naquelas que compreendem um grande número de municípios.

A fim de evitar entraves ao certame, nos próximos dias a comissão de concurso se reunirá para elaborar a redação final do edital que dentre outras informações trará valores de taxa e a indicação dos locais de inscrição. E para garantir lisura e transparência ao certame, por solicitação da defensoria pública, o poder judiciário indicou como observadores, os juízes Francisco Borges e Sérgio Williams Domingues.
A comissão de concurso é formada pelo defensor público José Oliveira de Andrade – Presidente, Edivaldo Lima e José Hugo Gonçalves. Também participam os representantes da OAB: Romilton Marinho e Celso Ceccatto. E como suplentes pela defensoria estão os defensores Maria da Paz Cabral, José Messias da Silva e José Francisco Cândido.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)