Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defensoria Pública de RO abre concurso para 30 vagas


A defensoria pública de Rondônia anunciou ainda para este ano a realização de seu primeiro concurso público. A instituição dará continuidade ao certame iniciado ainda em 2004 - suspenso por ordem judicial.

Como o concurso é continuação do certame de 2004 já começa essa fase com aproximadamente 800 inscrições homologadas. "São as inscrições remanescentes do concurso iniciado há três anos", explicou o presidente da comissão de concurso defensor público José Oliveira de Andrade.

Oliveira de Andrade diz que o edital do concurso será lançado na primeira quinzena de agosto. São 30 vagas para defensores distribuídas em todas as comarcas de Rondônia. A previsão de posse dos aprovados é novembro deste ano. "Haverá divulgação do concurso em todo o Estado por meio de cartazes e folder que serão afixados nas subseções da OAB bem como em órgãos públicos", disse Oliveira Andrade.

O concurso é organizado pelo conselho superior da Defensoria Pública do Estado e se destina exclusivamente aos advogados inscritos na OAB e bacharéis em direito que ocupem cargos incompatíveis ao de advogado. Contudo, antes da posse, o candidato deverá apresentar carteira da OAB. Como pré-requisito básico os candidatos têm que, no mínimo, ter três anos de atividade eminentemente jurídica.

O certame é mais uma das iniciativas do defensor público-geral, Antônio Francelino dos Santos, em busca de melhor estruturação para a instituição. Antônio Francelino diz que vê com preocupação a carência de defensores públicos nas Comarcas, principalmente naquelas que compreendem um grande número de municípios.

A fim de evitar entraves ao certame, nos próximos dias a comissão de concurso se reunirá para elaborar a redação final do edital que dentre outras informações trará valores de taxa e a indicação dos locais de inscrição. E para garantir lisura e transparência ao certame, por solicitação da defensoria pública, o poder judiciário indicou como observadores, os juízes Francisco Borges e Sérgio Williams Domingues.
A comissão de concurso é formada pelo defensor público José Oliveira de Andrade – Presidente, Edivaldo Lima e José Hugo Gonçalves. Também participam os representantes da OAB: Romilton Marinho e Celso Ceccatto. E como suplentes pela defensoria estão os defensores Maria da Paz Cabral, José Messias da Silva e José Francisco Cândido.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

Alero entrega voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus de Colorado do Oeste

A Assembleia de Deus de Colorado do Oeste celebrou seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de atuação religiosa e comunitária no município. Durante a

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

Projetos que destinam mais de R$17 milhões ao TCE-RO e ao Funprecap são aprovados na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou dois Projetos de Lei Ordinária (PLO) que tratam da abertura de créditos adicionais suplementare

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destaca força da agricultura familiar na 1ª Feira Agrotec em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes marcou presença na primeira edição da Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec), realiz

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

Após vitória no Senado, Cristiane Lopes garante prioridade à aposentadoria integral dos ACS e ACE na Câmara

A aprovação por unanimidade, no Senado Federal, da proposta que garante aposentadoria integral e paritária aos agentes comunitários de saúde (ACS) e

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)