Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Defensoria Pública de RO abre concurso para 30 vagas


A defensoria pública de Rondônia anunciou ainda para este ano a realização de seu primeiro concurso público. A instituição dará continuidade ao certame iniciado ainda em 2004 - suspenso por ordem judicial.

Como o concurso é continuação do certame de 2004 já começa essa fase com aproximadamente 800 inscrições homologadas. "São as inscrições remanescentes do concurso iniciado há três anos", explicou o presidente da comissão de concurso defensor público José Oliveira de Andrade.

Oliveira de Andrade diz que o edital do concurso será lançado na primeira quinzena de agosto. São 30 vagas para defensores distribuídas em todas as comarcas de Rondônia. A previsão de posse dos aprovados é novembro deste ano. "Haverá divulgação do concurso em todo o Estado por meio de cartazes e folder que serão afixados nas subseções da OAB bem como em órgãos públicos", disse Oliveira Andrade.

O concurso é organizado pelo conselho superior da Defensoria Pública do Estado e se destina exclusivamente aos advogados inscritos na OAB e bacharéis em direito que ocupem cargos incompatíveis ao de advogado. Contudo, antes da posse, o candidato deverá apresentar carteira da OAB. Como pré-requisito básico os candidatos têm que, no mínimo, ter três anos de atividade eminentemente jurídica.

O certame é mais uma das iniciativas do defensor público-geral, Antônio Francelino dos Santos, em busca de melhor estruturação para a instituição. Antônio Francelino diz que vê com preocupação a carência de defensores públicos nas Comarcas, principalmente naquelas que compreendem um grande número de municípios.

A fim de evitar entraves ao certame, nos próximos dias a comissão de concurso se reunirá para elaborar a redação final do edital que dentre outras informações trará valores de taxa e a indicação dos locais de inscrição. E para garantir lisura e transparência ao certame, por solicitação da defensoria pública, o poder judiciário indicou como observadores, os juízes Francisco Borges e Sérgio Williams Domingues.
A comissão de concurso é formada pelo defensor público José Oliveira de Andrade – Presidente, Edivaldo Lima e José Hugo Gonçalves. Também participam os representantes da OAB: Romilton Marinho e Celso Ceccatto. E como suplentes pela defensoria estão os defensores Maria da Paz Cabral, José Messias da Silva e José Francisco Cândido.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)