Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Daniela quer políticas para educar os motoristas quanto à faixa de pedestres


A aplicação de políticas sócio-educativas para educar motoristas a respeitarem o uso da faixa de pedestre conforme dispõe o Código Nacional de Trânsito (CTN), foi solicitada na Assembléia Legislativa pela deputada Daniela Amorim (PTB), ao Governo do Estado, com a interveniência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). De acordo com a parlamentar, é necessário que definitivamente se tenha o devido respeito ao pedestre e a Lei seja cumprida.

Segundo a parlamentar, conforme pesquisas publicadas, a cada ano o Brasil contabiliza cerca de 750 mil acidentes no trânsito, resultando em 27 mil brasileiros mortos e mais de 400 mil com lesões permanentes; ocorridos em estradas e vias urbanas. "Temos ainda, alguns estudos que mostram que o trânsito brasileiro corresponde a uma guerra do Vietnã a cada dois anos, perfazendo um total de 50 mil mortos", informou.

Daniela Amorim disse que é preciso que haja a divulgação dos artigos do referido código, informando à população quais os seus direitos e deveres no trânsito. "Com exemplo, citamos o artigo 254 do Código Nacional de Trânsito, no qual está descrito as proibições aos pedestres no que se refere ao uso da faixa de segurança", ressaltou, finalizando: "Analisando o código, podemos verificar que não só o motorista, mas o condutor e o pedestre também possuem direitos e acima de tudo, responsabilidades". 

Shopping Cidadão

A deputada também solicitou do Governo do Estado que seja viabilizado o Programa de Atendimento ao Cidadão, através do "Shopping Cidadão Itinerante", a municípios do interior do Estado, iniciando pelo município de Ariquemes. "Somos sabedores das dificuldades para obter documentos, principalmente nas camadas sociais mais humildes da sociedade. O grande problema é o deslocamento para obter os grandes centros, pois precisam do transporte e alimentação e muitas vezes não dispõe de verbas para suas despesas", finalizou.

 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)