Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CUT/RO realiza Seminário Estadual


A Central Única dos Trabalhadores de Rondônia (CUT/RO), através da Secretaria de Formação, realiza nos próximos dias 01 e 02 de outubro, no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, o Seminário Estadual da Comissão Nacional da Amazônia, com o objetivo de auxiliar os estudos e propostas políticas dos trabalhadores rurais e urbanos para apresentar aos governos na Região.

O seminário é parte da estratégia da CUT para discutir nos Estados da Região Norte o projeto “Nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. Em Rondônia, serão discutidos os temas que envolvem o agronegócio e a agricultura familiar.

Os principais temas são: expansão da pecuária na Amazônia e seus impactos na ocupação e uso do solo em Rondônia; Infra-estrutura, geração de riqueza, movimento agroecológico e relação de trabalho; Impactos sociais, ambientais, econômicos do agronegócio e áreas de restrições ambientais; nova agenda de desenvolvimento para Amazônia.

A secretária de formação da CUT/RO, Guelinda Jacob, espera ampliar o debate com os sindicatos rurais e urbanos. “Esse seminário é um processo de transformação que deve obter novas idéias para termos uma agenda de discussão sobre o desenvolvimento da Amazônia”, explicou Guelinda.

O seminário contará com a presença da vice-presidente da CUT Nacional, Carmen Foro, diretor executivo, Rogério Pantoja, e do presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira dos Santos, além da participação de todos os seguimentos governamentais (federais, estaduais e municipais), ONG´s, federações e sindicatos.

Fonte: Marcos Paulo

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Nos dias 15 e 16 de novembro, Pimenta Bueno será palco da Mega Feira de Liquidação e da Habitação, uma iniciativa da Associação Empresarial e da Câm

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)