Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CUT NACIONAL DENUNCIA CPI INCONSTITUCIONAL


A CUT, Central �nica dos Trabalhadores, juntamente com a CNTE � Confedera��o Nacional dos Trabalhadores em Educa��o e a CONFETAM - Confedera��o dos Trabalhadores no Servi�o Publico Municipal, denunciam � OIT casos de pr�ticas anti-sindicais de seu conhecimento, que t�m atingido principalmente o funcionalismo p�blico, da Educa��o e da Sa�de. O caso mais recente acontece em Rond�nia, onde a Assembl�ia Legislativa decidiu instalar uma CPI � Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito - contra um sindicato, o SINTERO - Sindicato dos Trabalhadores em Educa��o de Rond�nia.

Em entrevista para o Portal do Mundo do Trabalho, o presidente da CUT Rond�nia, Itamar dos Santos Ferreira, fala sobre o caso que, mais do que grave, � inconstitucional.
"Estamos indignados com a instala��o desta CPI. Trata-se de um ato inconstitucional que at� mesmo os principais jornais de Rond�nia publicaram parecer jur�dico sobre isso em abril. A Assembl�ia Legislativa n�o divulgou, sequer, os fundamentos jur�dicos que teriam embasado esta CPI", diz Itamar. "Isso representa um inaceit�vel ataque ao conjunto dos sindicatos de trabalhadores e um grave precedente de interven��o e interfer�ncia do Poder P�blico, caracterizando uma afronta ao artigo 8� da Constitui��o Federal", ressalta.

O que pode ter deflagrado esta CPI? J� acontecia algum tipo de retalia��o por parte do governo estadual?

"No dia 4 de junho realizamos o Dia de Luta Unificado dos Servidores P�blicos para pressionar o governo a cumprir a reposi��o de 9,15% de perdas salariais da categoria. No dia 5 de junho a Procuradoria deu um parecer de que a instala��o da CPI seria condicional. Em 6 de junho, no momento em que as entidades estavam negociando na Assembl�ia, fomos informados que a CPI estava instalada", explica Itamar. "As retalia��es vinham acontecendo desde a greve de 40 dias feita pelo SINTERO em setembro e outubro do ano passado. A partir da�, o governo suspendeu o desconto em folha da mensalidade sindical dos servidores e cortou qualquer outro desconto referente ao sindicato, inclusive o plano de sa�de."

Quais foram os deputados que assinaram o pedido de CPI? Todos os da bancada do governo Ivo Cassol. V�rios desses deputados est�o envolvidos esc�ndalos, como superfaturamentos etc. Como a  CUT e as entidades sindicais t�m atuado neste caso?

"As entidades deram inicio a uma en�rgica campanha contra a CPI, com a instala��o de outdoor�s em v�rios locais na capital. Na ter�a-feira (12/06), as entidades iniciaram uma ocupa��o por tempo indeterminado no plen�rio e nos corredores da ALE, tamb�m com protesto di�rio na entrada. Den�ncias p�blicas tamb�m est�o sendo feitas, para que a popula��o saiba quem s�o esses deputados, que pedem investiga��o quando na verdade, s�o eles quem deveriam ser investigados." Temos tentado negociar, mas infelizmente, o  governo se recusa."

Fonte: Ad�rcio Dias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)