Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Curso de podagem da prefeitura tem mais de 40 inscritos



Mais de 40 pessoas participam do “Minicurso de Poda de Árvores” que a Prefeitura de Porto Velho realiza no Parque Ecológico durante todo o dia, como parte da programação dos “Oito Dias de Ativismo Verde” e da Semana do Meio Ambiente. A capacitação é ministrada pelo engenheiro florestal Sidney Brasil, presidente do Comitê do Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores e Secretário Regional Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

O minicurso orienta a execução correta da poda de árvores nas ruas da capital de forma a não ter impactos no meio ambiente. O treinamento também vai possibilitar a padronização na forma como os órgãos públicos que trabalham nessa área realizam o corte de árvores. A “poda racional” (ou poda correta), de acordo com de Sidney Brasil, só apresenta vantagens, pois aumenta a longevidade da planta; maximiza o uso do dinheiro público; libera mão de obra para outras funções, ao aumentar o rendimento do trabalho; reduz o uso de equipamentos pesados e, por conseqüência, os transtornos à vida urbana.

O chefe do Departamento de Manejo e Proteção Ambiental, da Sema, Denis de Souza Oliveira, explicou que a capacitação é importante para o conhecimento dos procedimentos corretos no que diz respeito à podagem, principalmente na área urbana.

São vários aspectos que precisam ser levados em consideração como, área de contenção para diminuir o risco de segurança, cuidado com a fiação elétrica e também a poda que é realizada nas mudas. Com isso será possível estabelecer um padrão de qualidade com relação a podagem em Porto Velho.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) também fará um inventário das espécies que foram usadas para arborizar a cidade por meio de um sistema de georreferenciamento. A partir dessas informações geográficas, a prefeitura terá como criar um banco de dados com a identificação das árvores existentes em Porto Velho.

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)