Terça-feira, 29 de maio de 2012 - 17h02
A prefeitura de Porto Velho realiza no período de 31 de maio a 03 de junho mais um curso de Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS, sigla do inglês / Advanced Trauma Life Support). Esse é o segundo treinamento ofertado pela secretaria municipal de Saúde (Semusa), aos profissionais da área. Os primeiros a serem capacitados foram que trabalham nas policlínicas Ana Adelaide, Hamilton Gondim, José Adelino, Manoel Amorim de Matos e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Desta vez, o curso será ministrado a 32 médicos que comporão o corpo clínico das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Presidente Lula, na zona Leste e Presidente Dilma, na zona Sul. A capacitação será ministrada no Centro de Controle de Zoonoses, na zona Leste de Porto Velho.
O curso será ministrado por profissionais do Colégio Americano de Cirurgiões e, de acordo com o secretário adjunto da Semusa, Eduardo Maiorquim, é o que há de mais avançado nesse tipo de treinamento atualmente no mundo. “Esse curso irá capacitar os médicos que atuaram nos serviços de urgência e emergência das Upas, para que eles possam fazer as primeiras avaliações e o atendimento inicial do paciente traumatizado que dê entrada em uma das duas unidades de saúde”, disse.
Maiorquim lembrou ainda que o curso de ATLS, além dos conteúdos teóricos e práticos que serão ministrados, também foca em outras questões como, a melhor utilização de recursos complementares mínimos e o uso racional de recursos geralmente já disponíveis e pouco dispendiosos. “Ao mesmo tempo, essa capacitação é importante porque, com um tratamento mais eficiente, é possível reduzir a permanência do paciente na unidade de terapia intensiva e também contribui para a diminuição das seqüelas incapacitantes, com um importante impacto na redução das despesas assistenciais e dos custos sociais”, explicou.
Fonte: Joel Elias
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).