Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cristiane Lopes participa de comissão Humanitária levando ajuda aos moradores do distrito de Calama

A deputada já havia enviado ofícios aos ministérios solicitando ajuda no enfrentamento dos impactos da cheia do rio Madeira e o acolhimento das comunidades ribeirinhas de Porto Velho


Cristiane Lopes participa de comissão Humanitária levando ajuda aos moradores do distrito de Calama - Gente de Opinião

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma missão humanitária no distrito de Calama, em Porto Velho, uma das regiões mais afetadas pela cheia do rio Madeira. A ação foi coordenada pela Prefeitura de Porto Velho na pessoa do prefeito, Léo Moraes e reuniu diversas instituições para levar apoio direto às famílias ribeirinhas.

Em Brasília, a parlamentar já havia acionado o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, solicitando o envio de mantimentos, colchões, roupas de cama e outros itens essenciais. Pediu também, ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o alteamento da BR-425 — medida fundamental para manter o acesso entre Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré nos períodos de cheia.

“São regiões que fazem parte da minha história, que eu conheço desde criança. Estar aqui, escutar as famílias, olhar nos olhos dessas pessoas e poder ajudar, é uma responsabilidade que carrego com o coração. Nosso mandato está presente, atuante e disponível para garantir dignidade a essas comunidades”, afirmou.

Cristiane Lopes participa de comissão Humanitária levando ajuda aos moradores do distrito de Calama - Gente de Opinião

A ação envolveu um grande esforço conjunto, reunindo Forças Armadas, Defensoria Pública, Justiça Federal, Câmara de Vereadores, Secretaria Estadual de Segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Durante a visita, o barco da Marinha ofereceu atendimento médico, odontológico e exames clínicos aos moradores de Calama.

Além da entrega de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e outros itens de primeira necessidade, a missão também buscou ouvir as comunidades e levantar as demandas específicas de cada localidade.

“Estamos aqui para ouvir, para entender o que essas comunidades precisam de forma urgente e também a médio e longo prazo. Só assim conseguiremos oferecer um suporte verdadeiro, que respeite a realidade de quem vive nessas regiões”, afirmou o prefeito Léo Moraes.

Léo também agradeceu a parceria de Cristiane. “A presença dela aqui não é simbólica. Ela atua, entrega, resolve. É uma parceira incansável da nossa gente.”

O defensor público geral do Estado, Victor Hugo de Souza Lima, destacou o papel da Defensoria nesse momento. “Precisamos estar onde o povo está principalmente em cenários de crise. Essa missão representa o compromisso institucional de garantir os direitos e a dignidade dessas famílias.”

Cristiane Lopes participa de comissão Humanitária levando ajuda aos moradores do distrito de Calama - Gente de Opinião

A deputada reforçou que o trabalho está apenas começando. “Seguiremos firmes, de mãos dadas com o povo, com fé, responsabilidade e, acima de tudo, com amor no coração. É em momentos como este que reafirmamos o verdadeiro sentido de servir: estar presente, agir e cuidar.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)