Quarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Crise na Assembléia: reunião é para aparar as arestas



 
Já dura mais de duas horas a reunião que envolve o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSSC) com os deputados estaduais rebelados a sua administração. O encontro, realizado na sala de reuniões atrás do plenário, tem como objetivo aparar as arestas entre dois grupos: um deles está dando sustentação a volta do presidente, o outro exige explicações sobre a renuncia anunciada na semana passada, que seria um caráter irrevogável e, e a decisão de voltar atrás e permanecer no cargo.

Para tratar do  polêmico assunto os deputados não deram quórum para a sessão da tarde. E visando apagar o incêndio, o governador Ivo Cassol investe na sua articulação política. Existe um emissário do Palácio Presidente Vargas acompanhando e tentando apaziguar a situação entre as duas alas em ruptura, mas que são da base parlamentar de sustentação do governo estadual.

Um dos primeiros pontos para serem para serem acordados no encontro  é o corte nas despesas visando cumprir as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Trata-se de um pedido do governador Ivo Cassol e uma necessidade para Rondônia, já que o problema tem impedido o governo do estado a contrair empréstimos e novos aportes de recursos da União.

Quanto a divisão do poder no Parlamento Estadual, se estuda neste momento, conforme informações passadas agora a pouco, uma gestão mais compartilhada e, com isso, também mais transparente junto aos próprios membros da mesa diretora e todos os deputados.

Por um outro lado, pelo que vazou, um grupo quer  a cabeça dos secretário geral Neucir Augusto Battiston, homem forte e de confiança do presidente Neodi Carlos, alegando que ele tem sido um ponto de discórdia no Parlamento. Aos contrários a permanência de Battiston, foi lembrado que os poderes a ele conferidos teve aprovação de todos os deputados, inclusive dos  agora rebelados, ainda no início do ano. A reunião ainda vai longe.

Fonte: Gentedeopinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

Agro avança e conquista reconhecimento nacional, diz deputado Cirone

O investimento de recursos públicos nas associações de produtores rurais têm diminuído o custo da produção e aumentado a renda de quem vive na área

Deputada Cristiane Lopes defende a valorização do produtor rural na 12ª Rondônia Rural Show

Deputada Cristiane Lopes defende a valorização do produtor rural na 12ª Rondônia Rural Show

Com olhar atento ao desenvolvimento do agronegócio e firme atuação em defesa do produtor rural, a deputada federal Cristiane Lopes participa da 12ª

Presidente Alex Redano destaca protagonismo da Rondônia Rural Show no fortalecimento do agronegócio

Presidente Alex Redano destaca protagonismo da Rondônia Rural Show no fortalecimento do agronegócio

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), reforçou a relevância da Rondônia Rural Show Inter

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

Rondônia Rural Show terá palestra de Caio Coppolla promovida pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola do Legislativo (Elero), levará à 12ª edição da Rondônia Rural Show uma programação diversa,

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)