Terça-feira, 19 de julho de 2011 - 16h06
A prefeitura de Porto Velho em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), idealizador do evento, iniciou na tarde desta segunda feira (18), a 28ª edição do Projeto Brincando nas Férias. O evento acontece na sede campestre do SESC, na BR-364, quilômetro 12, sentido Cuiabá, das 14 às 18 horas, no período de 18 a 29 de julho. Cerca de 300 crianças, sendo 150 da rede municipal de ensino participam de inúmeras atividades recreativas, esportivas, culturais e pedagógicas, dentre outras.
Conforme a secretária municipal de educação, Maria de Fátima Ferreira, a Colônia de Férias é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois em vez de estarem em casa ou na rua, expostas a situações de vulnerabilidade social e violência, ficam em um espaço de aprendizado, recreação e cultura. “Aqui são trabalhados valores muito importante para elas como respeito, sociabilidade e comportamento”, disse. Fátima destacou a parceria com o SESC, elogiando a estrutura física e os profissionais que acompanham as crianças nas atividades.
O coordenador de recreações do SESC, Tico Marinheiro, disse que a intenção da parceria com a prefeitura de Porto Velho nessa Colônia de Férias é a responsabilidade social, dando oportunidade para crianças carentes participarem do evento. Ele também agradeceu as parcerias com o Batalhão da Polícia Ambiental, Detran e Corpo de Bombeiros. “Além de trabalharmos atividades lúdicas, pedagógicas, culturais, esportivas e recreativas, teremos oficinas sobre trânsito e meio ambiente”, afirmou.
As crianças ainda participarão de trilhas noturnas acompanhadas por integrantes da Polícia Ambiental. Tico Marinheiro ainda informa que haverá dois dias de acampamentos com os alunos (21 e 22). Nesses dias, haverá programação especial no período da noite, como a Festa Black e arraial de São João. “É uma forma de trabalharmos o lado cultural dessas crianças”, destacou.
De acordo com a diretora do departamento de apoio ao desenvolvimento do ensino da Semed, Glaucia Negreiros, participam do Brincando nas Férias crianças que estudam nas Escolas Municipais Estela Compasso, Ulysses Soares, Pingo de Gente e Saul Benesby. Segundo ela, um dos critérios para seleção das 150 crianças foi o fato de terem passado por média nesse primeiro semestre. “Também priorizamos crianças que ficam à tarde em casa sem a companhia de adultos”, afirmou.
Sobre a programação noturna, Gláucia explicou que no dia 21, irão acampar crianças de 10 a 13 anos e no dia seguinte, as de seis a nove anos. “Elas irão passar a noite no SESC Campestre e terão uma programação toda especial”, comentou. A secretária Fátima Ferreira acrescentou que a prefeitura está apoiando o evento com transportes e alimentação.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)