Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Criação da Lei das Florestas Plantadas é discutida na ALE



Sob a presidência do deputado Jean Oliveira (PSDB), esteve reunida a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a qual convidou o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Francisco de Sales.

Juntamente com técnicos da secretaria, o secretário atendeu convite da comissão para falar sobre a instituição das florestas plantadas no âmbito do Estado, que já é um projeto de lei inovador para o país.

O deputado Jean pediu ao relator do orçamento, Cleiton Roque, para que reveja o orçamento de 2016 da Sedam para incrementar o número de funcionários da secretaria a fim de acelerar a liberação das licenças ambientais, agilizando o crescimento do setor produtivo em Rondônia, não atrapalhando os grandes empreendimentos que querem trazer divisas e empregos para Rondônia.

O adjunto da Sedam, Francisco de Sales, disse que o Estado cresce com a agroindústria e piscicultura, mas que vê a grande redenção de Rondônia na produção da madeira através das florestas plantadas para atender a demanda interna e externa.

O engenheiro florestal e técnico da Sedam, Edgar Menezes Cardoso, responsável pelo projeto Florestas Plantadas, apresentou números deste empreendimento que é considerado uma política agrícola.

Para ele, os principais objetivos das florestas plantadas é o de gerar renda ao produtor rural, diminuir pressão sobre matas nativas, desburocratizar a extração e comercialização da madeira, além de contribuir para a recuperação de áreas degradadas.

Com a promulgação da lei, será criado um conselho com as principais entidades ambientais do Estado para assessorar o Executivo nas questões ambientais, bem como promover a atualização do Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico e a produção de sementes e mudas florestais.

O projeto Florestas Plantadas terá um fundo estadual de desenvolvimento, benefícios fiscais e um fundo constitucional. Um dos avanços da nova lei será que árvores frutíferas ornamentais ou industriais poderão ser computadas como área de reserva legal.

Jean Oliveira observou que o projeto prevê a criação de um fundo, devendo ser previsto que parte destes recursos sejam destinados à produção de mudas de qualidade para distribuição aos pequenos produtores, de baixa renda, e que necessitam regularização de suas Áreas de Proteção Permanente (APP).

Basicamente, disse Edgar Cardoso, que o fundo seria para a pesquisa, promoção, fomento e financiamento e transferência e extensão. Segundo ele, como viria este recurso ainda precisa ser discutido, mas é imprescindível a criação de municípios verdes sustentáveis. O aporte do fundo forneceria sementes e mudas, as prefeituras entrariam com maquinário, o Estado com calcário e o proprietário com o espaço e a mão de obra.

Ao final, Jean disse que fará a relatoria do projeto para que no menor prazo possível possa apresentar o relatório para votação e apreciação da mesa diretora da Assembleia Legislativa para votação.

 Fonte: Geovani Berno

Gente de OpiniãoSábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)