Quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 11h55
Médicos da Capital e do interior participam no próximo final de semana (sexta-feira, 13, e sábado, 14), em Porto Velho, do curso de atualização profissional com ênfase em psiquiatria infantil, realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero).
A atividade faz parte da programação do Curso de Educação Médica Continuada, que é realizado em módulos, divididos em temas diversos, no auditório do Cremero, na Avenida Imigrantes, 3.414 (BR-319), no bairro Liberdade.
O professor convidado para este módulo é o médico Genário Alves Barbosa, PHD em psiquiatria infantil pela Universidade de Sevilla (Espanha), e professor associado de psiquiatria infantil da Faculdade de Medicina e do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.
Dentre os assuntos abordados, Genário Alves pretende dar maior ênfase a deficiência mental, com abordagem sobre histórico, conceito, classificação, epidemiologia, etiologia, clinica, diagnostico e intervenção. “Esses serão os temas da palestra de sexta”, assegura.
No sábado, durante a manhã, o especialista falará sobre as psicoses infantis e o autismo, com conceituação, etiologias, clínica, diagnostico e tratamento. Ainda pela manhã Genário pretende falar sobre o autismo infantil, síndrome de asperger, psicose desintegrativa, esquizofrenia na infância e síndrome de rett, além do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. “Será apresentado o histórico, o conceito, a epidemiologia, etiologia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e o prognóstico”.
Durante o período da tarde, ainda no sábado, Genário diz que tratará de assuntos relacionados à depressão infanto-juvenil, com histórico, conceito, epidemiologia, etiologia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento.
Para a presidente do Cremero, médica Inês Motta, trata-se de tema da maior importância para os profissionais médicos que atuam na área. Ela Reafirma o compromisso do Cremero com a Educação Médica Continuada e diz que o curso é uma forma prática para manter os profissionais da medicina atualizados com as novas tendências e descobertas científicas. “Com os médicos mais bem preparados, quem ganha é a população”, enfatiza.
Fonte: Cremero
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)