Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cremero promove curso de psiquiatria infantil em Porto Velho


 
Médicos da Capital e do interior participam no próximo final de semana (sexta-feira, 13, e sábado, 14), em Porto Velho, do curso de atualização profissional com ênfase em psiquiatria infantil, realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero).

A atividade faz parte da programação do Curso de Educação Médica Continuada, que é realizado em módulos, divididos em temas diversos, no auditório do Cremero, na Avenida Imigrantes, 3.414 (BR-319), no bairro Liberdade.

O professor convidado para este módulo é o médico Genário Alves Barbosa, PHD em psiquiatria infantil pela Universidade de Sevilla (Espanha), e professor associado de psiquiatria infantil da Faculdade de Medicina e do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba.

Dentre os assuntos abordados, Genário Alves pretende dar maior ênfase a deficiência mental, com abordagem sobre histórico, conceito, classificação, epidemiologia, etiologia, clinica, diagnostico e intervenção. “Esses serão os temas da palestra de sexta”, assegura.

No sábado, durante a manhã, o especialista falará sobre as psicoses infantis e o autismo, com conceituação, etiologias, clínica, diagnostico e tratamento. Ainda pela manhã Genário pretende falar sobre o autismo infantil, síndrome de asperger, psicose desintegrativa, esquizofrenia na infância e síndrome de rett, além do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. “Será apresentado o histórico, o conceito, a epidemiologia, etiologia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e o prognóstico”.

Durante o período da tarde, ainda no sábado, Genário diz que tratará de assuntos relacionados à depressão infanto-juvenil, com histórico, conceito, epidemiologia, etiologia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento.

Para a presidente do Cremero, médica Inês Motta, trata-se de tema da maior importância para os profissionais médicos que atuam na área. Ela Reafirma o compromisso do Cremero com a Educação Médica Continuada e diz que o curso é uma forma prática para manter os profissionais da medicina atualizados com as novas tendências e descobertas científicas. “Com os médicos mais bem preparados, quem ganha é a população”, enfatiza. 

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)