Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Crea-RO apresenta o balanço semestral


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO), realizou nesta terça-feira, 14, no Zagai Eventos, o jantar em comemoração aos 29 anos do órgão. O evento contou com a participação do presidente do Crea Rondônia, Nélio Alencar, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu, presidentes dos Creas do Distrito Federal, Tocantins, Goiás, Acre, Roraima, Amazonas, Pará e Mato Grosso, que também estão reunidos na 5ª Reunião Ordinária do Crea Norte, que termina nesta quarta-feira, 15.

Durante a ocasião, o superintendente do Crea-RO, Ronaldo Guimarães apresentou aos convidados o balanço do primeiro semestre das ações executadas no Conselho. “O Crea-RO tem ampliado suas formas de participação no desenvolvimento social, realizando uma série de ações junto aos profissionais, à comunidade e com Poder Público que resultem em benefício para toda sociedade proporcionando melhor qualidade de vida e que conduzam ao crescimento do estado de Rondônia”, disse.

Entre as principais ações citadas pelo superintendente está a elaboração da Revista Institucional, que aborda temas pertinentes a atuação dos profissionais, de interesse do Poder Público e sociedade civil; Criação do Manual do Síndico com objetivo de contribuir e auxiliar na qualificação da gestão de condomínios visando prolongar a vida útil das edificações; Convênios firmados com diversas instituições como o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Departamento de Trânsito (Detran), Correios, Prefeituras municipais; Realização de cursos e palestras para os profissionais do Sistema, entre outras atividades. Ronaldo Guimarães também falou sobre os projetos na área de Tecnologia da Informação (TI) que estão sendo implantados. Plenária Virtual, Digitalização dos processos, Videoconferência, SMS para o Profissional e o Pagamento com cartão de crédito, que vai proporcionar maior facilidade ao profissional para efetuar os pagamentos das taxas referentes ao Conselho são os exemplos desses projetos.

Agradecimentos

O presidente do Crea-AM e coordenador do CreaNorte, Telamon Barbosa Firmino Neto, parabenizou Nélio Alencar pelo trabalho realizado até agora. “Não se faz nada sozinho. Parabéns a toda equipe do Crea Rondônia, aos conselheiros e servidores que compõem este grande regional e certamente a todos aqueles que colaboram para a sua gestão”, finalizou. O engenheiro agrônomo Antonio Carlos Alberio, presidente do Crea Pará, ao fazer o uso da palavra, comentou sobre a visita técnica ao canteiro de obras da Usina Santo Antônio, realizada na tarde desta terça-feira, 14. “Tenho muito orgulho de fazer parte da engenharia e ter a oportunidade de conhecer de perto a magnitude desta obra executada aqui em Rondônia, e isso, graças a engenharia brasileira”, comentou.

O coordenador do Crea Centro-Oeste e presidente do Crea Goiás, engenheiro civil Gerson de Almeida Taguatinga, também destacou o crescimento do estado de Rondônia. “A pujança de um Estado se mede pela capacidade da área tecnológica. E talvez, o estado de Rondônia seja hoje, um dos estados com maior percentual de desenvolvimento do país, e só está chegando neste momento, porque conta com profissionais da área tecnológica capazes de alavancar o progresso desta região. Parabenizo Nélio Alencar, que nos apresentou as mais diversas ações implantadas no Crea-RO e gostaria de afirmar o apoio irrestrito do Crea Goiás.

José Tadeu, presidente do Confea, falou sobre a satisfação e alegria de estar presente neste evento e destacou as atividades que estão sendo realizadas no CreaNorte. “Este evento tem como objetivo discutir as principais questões que envolvem nosso país, em especial, na região Norte. Nós sabemos que sem a engenheira e agronomia não existiria progresso. E esta reunião demonstra a preocupação que nós temos em discutir o nosso exercício e atividade profissional para contribuir com o desenvolvimento do país”, disse o presidente do Confea.

Ao final, engenheiro civil Nélio Alencar, agradeceu a presença de todos os convidados e ressaltou a importância do Crea Rondônia em estar mais próximo da sociedade. “É preciso valorizar os profissionais da área tecnológica para que toda sociedade tenha maior qualidade de vida e mais segurança. Quero reconhecer também o esforço de todos os servidores do Conselho que contribuíram significativamente para alcançar os resultados obtidos até agora. Obrigado a todos”, concluiu o presidente do Crea-RO.

Fonte: Natália Lima

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)