Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Crea-RO alerta para a manutenção do ar condicionado


Crea-RO alerta sobre a importância da manutenção do ar condicionado e intensifica fiscalização Uma das atividades fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) é a manutenção de ar condicionado. O Crea-RO vêm alertar a sociedade sobre a importância de realizar periodicamente a manutenção desses equipamentos, pois a falta de limpeza poderá ocasionar diversos danos a saúde e levar ao surgimento de várias doenças, tais como, bronquite, desencadear crises de rinite, doenças respiratórias, como também, uma doença pouco conhecida e muito grave que pode levar o indivíduo a morte, a chamada Síndrome do Edifício Doente (SID).

Ao considerar a necessidade de manter a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados, o amplo crescimento da utilização de sistemas de refrigeração, a preocupação com o bem estar, saúde e o conforto das pessoas que ocupam ou transitam por esses locais, o Ministério da Saúde, através da portaria n° 3.523, do dia 28 de Agosto de 1998, determinou a criação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes refrigerados. Este plano contém medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujeiras por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização para garantir a qualidade do ar de interiores e prevenção de riscos à saúde das pessoas que ocupam esses ambientes climatizados.

O Crea-RO está intensificando a fiscalização dos empreendimentos que possuem centrais de ar condicionado e sistema de refrigeração com objetivo de coibir o exercício ilegal da profissão, pois a instalação e manutenção destes equipamentos é uma atividade técnica do sistema Confea-Crea. As empresas e profissionais que atuam neste ramo são obrigadas a providenciar o registo no Crea-RO, bem como registrar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) periodicamente conforme Lei Federal 6496/77. “Com isso, o Crea atua no seu objetivo principal que é coibir o exercício ilegal da profissão com intuito de defender a sociedade dos maus profissionais”, disse o assessor de fiscalização, Siguimar da Cruz.
 

Síndrome do Edifício Doente (SED)

Em 1976, cerca de 200 legionários veteranos que comemoravam a independência dos Estados Unidos estavam reunidos em um quarto de hotel onde 182 pessoas foram detectadas com um quadro respiratório agudo. Desse número, foram a óbito 29 pessoas. Esse quadro foi denominado de Legionelose, onde pesquisas realizadas implicaram na descoberta da bactéria chamada Legionella, que havia sido aerolizada a partir do sistema de ar condicionado central do edifício.

A partir daí, a preocupação tornou-se mundial, e na década de 80, o comitê técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS) passou utilizar o termo Síndrome do Edifício Doente (SED). Entre os principais sintomas estão a fadiga, dores de cabeça, ardência nos olhos, irritação no nariz, garganta, entre outros. O edifício é considerado doente quando cerca de 20% das pessoas que o ocuparam o local apresentarem alguns destes sintomas.

Em virtude disto, o Crea-RO alerta sobre a importância da constante manutenção no sistema de refrigeração afim de evitar que esses problemas tornem-se ameaças para as pessoas que freqüentam os locais que estejam climatizados.

Fonte: Natália Lima

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)