Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Corregedor Geral da Justiça de Rondônia participa de encontro nacional



O Corregedor Geral da Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, participou da 49ª edição do Encoge, Encontro Nacional do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça, em São Luís, Maranhão.

O objetivo do encontro foi proporcionar o intercâmbio de experiências na gestão da magistratura, visando encontrar soluções para maior celeridade da prestação jurisdicional, e, segundo o presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça, ministro César Asfor Rocha, presente no evento, os corregedores gerais de Justiça são os que mais conhecem a realidade do Judiciário em cada Estado.

Dentre os itens mencionados na "Carta de São Luís", destacou-se a preocupação para com o problema das escutas telefônicas, que decorreu do tema "Medidas Sigilosas e Transparências", apresentado pelo Corregedor Geral do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter, que desenvolveu na Corregedoria um programa para o controle das medidas deferidas pelos magistrados na jurisdição estadual. Futuramente este programa poderá ser adaptado e utilizado pelo CNJ, conforme já declarou o Presidente do Supremo Tribunal.

Durante o encontro foram discutidos também temas como "Autonomia Constitucional dos Juizados Especiais", que sugere transformar os juizados em microssistema judicial em que haveria regras mais leves para seleção dos magistrados, considerando o teor das questões discutidas.

O tema "Juiz Cidadão, uma proposta de interação com a comunidade", foi apresentado pela juíza auxiliar da Corregedoria da Justiça do Maranhão, Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro. Trata-se de um projeto que tem como objetivo melhorar a comunicação com a sociedade, integrando atividades do Poder Judiciário com interesses da comunidade. O Tribunal de Justiça do Mato Grosso abordou o assunto "Projeto para implantação do sistema de cálculos de penas, para transparência e agilidade da execução penal", o que já vem sendo aplicado em vários estados, inclusive Rondônia.

Foram apresentados outros temas como "Concursos de Delegações Extrajudiciais", "Gerência de cobranças de custas finais: centralização dos procedimentos administrativos de cobrança de custas finais de forma eletrônica e automatizada" e "Dinâmica de Fiscalização das Serventias Extrajudiciais", o que demonstra a retomada de atenção que merece esse serviço destinado ao público.

No último dia, o Advogado Geral da União, ministro José Antônio Dias Toffoli, falou sobre "Embriões Humanos". Ressaltou a liberação das pesquisas com embriões humanos, recentemente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, Também no dia de encerramento ocorreu o lançamento da segunda etapa da campanha "Mude um Destino" pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A finalidade é estimular a adoção de crianças por intermédio do Poder Judiciário, esclarecendo os procedimentos a serem tomados pelos interessados, trazendo assim, maior segurança à criança e aos pais adotivos.

O próximo Encoge acontecerá em novembro no estado do Tocantins.

Fonte: Ascom - TJ RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)