Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Corregedor Geral da Justiça de Rondônia participa de encontro nacional



O Corregedor Geral da Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, participou da 49ª edição do Encoge, Encontro Nacional do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça, em São Luís, Maranhão.

O objetivo do encontro foi proporcionar o intercâmbio de experiências na gestão da magistratura, visando encontrar soluções para maior celeridade da prestação jurisdicional, e, segundo o presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça, ministro César Asfor Rocha, presente no evento, os corregedores gerais de Justiça são os que mais conhecem a realidade do Judiciário em cada Estado.

Dentre os itens mencionados na "Carta de São Luís", destacou-se a preocupação para com o problema das escutas telefônicas, que decorreu do tema "Medidas Sigilosas e Transparências", apresentado pelo Corregedor Geral do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter, que desenvolveu na Corregedoria um programa para o controle das medidas deferidas pelos magistrados na jurisdição estadual. Futuramente este programa poderá ser adaptado e utilizado pelo CNJ, conforme já declarou o Presidente do Supremo Tribunal.

Durante o encontro foram discutidos também temas como "Autonomia Constitucional dos Juizados Especiais", que sugere transformar os juizados em microssistema judicial em que haveria regras mais leves para seleção dos magistrados, considerando o teor das questões discutidas.

O tema "Juiz Cidadão, uma proposta de interação com a comunidade", foi apresentado pela juíza auxiliar da Corregedoria da Justiça do Maranhão, Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro. Trata-se de um projeto que tem como objetivo melhorar a comunicação com a sociedade, integrando atividades do Poder Judiciário com interesses da comunidade. O Tribunal de Justiça do Mato Grosso abordou o assunto "Projeto para implantação do sistema de cálculos de penas, para transparência e agilidade da execução penal", o que já vem sendo aplicado em vários estados, inclusive Rondônia.

Foram apresentados outros temas como "Concursos de Delegações Extrajudiciais", "Gerência de cobranças de custas finais: centralização dos procedimentos administrativos de cobrança de custas finais de forma eletrônica e automatizada" e "Dinâmica de Fiscalização das Serventias Extrajudiciais", o que demonstra a retomada de atenção que merece esse serviço destinado ao público.

No último dia, o Advogado Geral da União, ministro José Antônio Dias Toffoli, falou sobre "Embriões Humanos". Ressaltou a liberação das pesquisas com embriões humanos, recentemente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, Também no dia de encerramento ocorreu o lançamento da segunda etapa da campanha "Mude um Destino" pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A finalidade é estimular a adoção de crianças por intermédio do Poder Judiciário, esclarecendo os procedimentos a serem tomados pelos interessados, trazendo assim, maior segurança à criança e aos pais adotivos.

O próximo Encoge acontecerá em novembro no estado do Tocantins.

Fonte: Ascom - TJ RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)