Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Corregedor Geral da Justiça de Rondônia participa de encontro nacional



O Corregedor Geral da Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, participou da 49ª edição do Encoge, Encontro Nacional do Colégio de Corregedores-Gerais da Justiça, em São Luís, Maranhão.

O objetivo do encontro foi proporcionar o intercâmbio de experiências na gestão da magistratura, visando encontrar soluções para maior celeridade da prestação jurisdicional, e, segundo o presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça, ministro César Asfor Rocha, presente no evento, os corregedores gerais de Justiça são os que mais conhecem a realidade do Judiciário em cada Estado.

Dentre os itens mencionados na "Carta de São Luís", destacou-se a preocupação para com o problema das escutas telefônicas, que decorreu do tema "Medidas Sigilosas e Transparências", apresentado pelo Corregedor Geral do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter, que desenvolveu na Corregedoria um programa para o controle das medidas deferidas pelos magistrados na jurisdição estadual. Futuramente este programa poderá ser adaptado e utilizado pelo CNJ, conforme já declarou o Presidente do Supremo Tribunal.

Durante o encontro foram discutidos também temas como "Autonomia Constitucional dos Juizados Especiais", que sugere transformar os juizados em microssistema judicial em que haveria regras mais leves para seleção dos magistrados, considerando o teor das questões discutidas.

O tema "Juiz Cidadão, uma proposta de interação com a comunidade", foi apresentado pela juíza auxiliar da Corregedoria da Justiça do Maranhão, Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro. Trata-se de um projeto que tem como objetivo melhorar a comunicação com a sociedade, integrando atividades do Poder Judiciário com interesses da comunidade. O Tribunal de Justiça do Mato Grosso abordou o assunto "Projeto para implantação do sistema de cálculos de penas, para transparência e agilidade da execução penal", o que já vem sendo aplicado em vários estados, inclusive Rondônia.

Foram apresentados outros temas como "Concursos de Delegações Extrajudiciais", "Gerência de cobranças de custas finais: centralização dos procedimentos administrativos de cobrança de custas finais de forma eletrônica e automatizada" e "Dinâmica de Fiscalização das Serventias Extrajudiciais", o que demonstra a retomada de atenção que merece esse serviço destinado ao público.

No último dia, o Advogado Geral da União, ministro José Antônio Dias Toffoli, falou sobre "Embriões Humanos". Ressaltou a liberação das pesquisas com embriões humanos, recentemente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, Também no dia de encerramento ocorreu o lançamento da segunda etapa da campanha "Mude um Destino" pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A finalidade é estimular a adoção de crianças por intermédio do Poder Judiciário, esclarecendo os procedimentos a serem tomados pelos interessados, trazendo assim, maior segurança à criança e aos pais adotivos.

O próximo Encoge acontecerá em novembro no estado do Tocantins.

Fonte: Ascom - TJ RO

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl