Sexta-feira, 1 de julho de 2011 - 10h43
A coordenadora de políticas públicas para mulheres, Mara Regina Araújo, representou a prefeitura de Porto Velho no Seminário “A Mulher Engenheira e a Sociedade”. O evento foi realizado na tarde desta quinta feira (30), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, nas confluências das Avenidas Jorge Teixeira e Migrantes. Promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Rondônia (Senge), o seminário antecedeu a abertura do Décimo COE – Congresso dos Engenheiros.
Durante a programação, foram debatidos dois temas importantes: o mercado de trabalho e a relação de gêneros. Mara Regina destacou a ascensão das mulheres nos mais variados setores, até mesmo na política, citando como principal exemplo a presidente Dilma Roussef. No âmbito de Porto Velho, fez um breve relato das principais conquistas alcançadas na gestão do prefeito Roberto Sobrinho e das campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher. “Agora nós podemos sonhar, mas temos que nos preparar para lutarmos pela igualdade de direitos”, conclamou.
Engenheira da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), Helena da Costa, afirmou que o seminário era uma ocasião especial para discutir a carreira com profissionais e estudantes de engenharia. “Já conquistamos muito, quebramos paradigmas, mas a mulher precisa acabar com essa tendência de ficar invisível, pois em termos de capacidade profissional, não há diferença entre nós e os homens”, ressaltou.
A ex-senadora Fátima Cleide parabenizou o Senge pela realização do seminário e falou da luta das mulheres em Rondônia para conquistar mais espaços. “Hoje, temos uma estrutura de defesa da mulher em Porto Velho, mas precisamos avançar”, comentou. Na sequência, pediu às mulheres que ingressassem na política. “Ainda falta equidade no espaço da ocupação política por parte de nós mulheres, para mudarmos a cultura do machismo”, acrescentou.
O presidente do Senge, engenheiro Jorge Luiz da Silva, agradeceu a presença das mulheres e destacou a importância da luta do segmento feminino na construção de uma sociedade mais justa. “Estamos apenas dando o primeiro passo nessa discussão e a porta do sindicato está aberta para a participação das mulheres”, finalizou.
Congresso
O Décimo Congresso dos Engenheiros de Rondônia segue até sábado (2). A abertura oficial aconteceu nesta quinta feira (30), lá mesmo no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Temas como Energia, Recursos Minerais e Desenvolvimento; Organização Sindical e Os Desafios dos Sindicatos de Profissões estarão em discussão.
Fonte: Augusto José
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes