Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conta Gotas 15/08/12


PERGUNTAR NÃO OFENDE

E se as greves dos servidores federais forem só para reduzir o impacto, na opinião pública, do escândalo do mensalão?

 
 

ANIVERSÁRIO

 Conta Gotas 15/08/12 - Gente de Opinião

A Academia Guajaramirense de Letras vai festejar dia 18, próximo sábado, 3 anos de atividades, desenvolvendo um trabalho muito bom em defesa e rumo à maior difusão da cultura e dos valores da região de fronteira. O presidente Paulo Saldanha e a secretária Terezza Chamma (foto) prepararam um programa de muitas atividades para marcar a data.

 

 

PAZ

Para que serve uma “Secretaria da Paz”? Duas pessoas fizeram a mesma pergunta a este aprendiz de repórter de província e às duas respondi da mesma forma. “Não sei. Mas se alguém estiver interessado em saber qual a utilidade de uma “Secretaria da Paz” que se dirija a ela, na Duque de Caxias entre José de Alencar e Presidente Dutra”. E depois mandem a informação no meu email.

 

NOITE DE AUTÓGRAFOS

Será dia 14 de setembro, na Casa Ivan Marrocos, a noite de cultura guajaramirense, quando autores nascidos na “Pérola do Mamoré” ou ali residentes, estarão lançando ou relançando seus livros. A promoção é da Associação dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim em parceria com a Casa Ivan Marrocos, a Academia de Letras de Rondônia e a academia Guajaramirense de Letras. Maiores informações através do email fassump@hotmail.com.

 

PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura poderia reprogramas os semáforos conforme o volume de carros que passem nas vias. Por exemplo, o da esquina da Buenos Aires com a Amazonas. Cada lado ficou com 35 segundos, mas o fluxo da Amazonas é muito maior do que o da Buenos Aires. É uma questão apenas de engenharia de trânsito, mas parece que isso não temos na nossa alcadia.

 

SEM MENSALÃO

Pela segunda vez o STF negou a inclusão do senhor Luiz Inácio no processo do mensalão, apesar do advogado do ex-deputado Jeferson ter dito com todas as letras que o homão sabia de tudo. Alguém esperava o contrário?

 

CARA DE PAU

O ex-ministro (credo em cruz!!!) da Educação e candidato a prefeito de São Paulo criticou o índice baixo daquele Estado no IDEB, cujos resultados foram divulgados anteontem. Segundo ele o Brasil vai bem na área. Bom, segundo o teste de Pisa, que avalia leitura, matemática e ciências naturais entre estudantes de Ensino Médio e Ensino fundamental, o Brasil ficou em 55º lugar no último teste. Eram 65 países. A dedução sobre “o Brasil vai bem” deixo para o leitor.

 

DATAS DE RONDÔNIA

9 a18 de agosto

(Todas as datas aqui citadas e mais outras dos meses do ano, estão no site culturarondoniense.com.br, link datas de Rondônia)

 

Dia 9 – Em 1983 – A Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária, mantendo-se a mesma Mesa Diretora do período Constituinte.

Gente de Opinião

O deputado (foto) Sadraque Muniz (PMDB), de Ji-Paraná, foi o primeiro orador (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

Dia 9 – Em 1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como Massacre de Corumbiara (Jornal Estadão do Norte),

Dia 10 – Em 1960 – O governador do Território de Rondônia Milton Lima e o secretário Ary Tupinambá Pena Pinheiro assinam o Decreto nº 353, criando a Escola Wilson Camargo, em Vilhena. O patrono era engenheiro na construção da BR-29 (blog João Paulo das Virgens Lima).

Dia 10 – Em 1960 – Inaugurada a primeira escola em Vilhena, a Wilson Camargo, tendo como professora a senhora Noeme Pereira (Pedro Brasil, Vilhena Conta sua História).

Dia 10 – Em 1976 – O executor do Incra em Cacoal, Expedito Rafael, entrega documentos dos primeiros lotes urbanos de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).

Dia 11 – Em 1942 – Fundado em Porto Velho o Aeroclube, tendo como local o aeroporto do Caiari (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 13 – Em 1971 – Criado pelo INCRA, na região (depois absorvida pelo município de Nova Mamoré) o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).

Dia 15 – Em 1823 – A Província do Grão Pará (suas terras abrangiam todos Estados da (hoje) Amazônia brasileira) adere à Independência do Brasil (Nelson de Figueiredo Ribeiro,A Questão Geopolítica da Amazônia).

Dia 15 – Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio, que incluiria a seguir o “da Silva”, e, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio, Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico).

Dia 17 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

Dia 18 – Em 1988 – O Incra inicia o projeto Buritis (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).

Fonte: Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)