Quarta-feira, 15 de agosto de 2012 - 19h20
PERGUNTAR NÃO OFENDE
E se as greves dos servidores federais forem só para reduzir o impacto, na opinião pública, do escândalo do mensalão?
ANIVERSÁRIO
A Academia Guajaramirense de Letras vai festejar dia 18, próximo sábado, 3 anos de atividades, desenvolvendo um trabalho muito bom em defesa e rumo à maior difusão da cultura e dos valores da região de fronteira. O presidente Paulo Saldanha e a secretária Terezza Chamma (foto) prepararam um programa de muitas atividades para marcar a data.
PAZ
Para que serve uma “Secretaria da Paz”? Duas pessoas fizeram a mesma pergunta a este aprendiz de repórter de província e às duas respondi da mesma forma. “Não sei. Mas se alguém estiver interessado em saber qual a utilidade de uma “Secretaria da Paz” que se dirija a ela, na Duque de Caxias entre José de Alencar e Presidente Dutra”. E depois mandem a informação no meu email.
NOITE DE AUTÓGRAFOS
Será dia 14 de setembro, na Casa Ivan Marrocos, a noite de cultura guajaramirense, quando autores nascidos na “Pérola do Mamoré” ou ali residentes, estarão lançando ou relançando seus livros. A promoção é da Associação dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim em parceria com a Casa Ivan Marrocos, a Academia de Letras de Rondônia e a academia Guajaramirense de Letras. Maiores informações através do email fassump@hotmail.com.
PROGRAMAÇÃO
A Prefeitura poderia reprogramas os semáforos conforme o volume de carros que passem nas vias. Por exemplo, o da esquina da Buenos Aires com a Amazonas. Cada lado ficou com 35 segundos, mas o fluxo da Amazonas é muito maior do que o da Buenos Aires. É uma questão apenas de engenharia de trânsito, mas parece que isso não temos na nossa alcadia.
SEM MENSALÃO
Pela segunda vez o STF negou a inclusão do senhor Luiz Inácio no processo do mensalão, apesar do advogado do ex-deputado Jeferson ter dito com todas as letras que o homão sabia de tudo. Alguém esperava o contrário?
CARA DE PAU
O ex-ministro (credo em cruz!!!) da Educação e candidato a prefeito de São Paulo criticou o índice baixo daquele Estado no IDEB, cujos resultados foram divulgados anteontem. Segundo ele o Brasil vai bem na área. Bom, segundo o teste de Pisa, que avalia leitura, matemática e ciências naturais entre estudantes de Ensino Médio e Ensino fundamental, o Brasil ficou em 55º lugar no último teste. Eram 65 países. A dedução sobre “o Brasil vai bem” deixo para o leitor.
DATAS DE RONDÔNIA
9 a18 de agosto
(Todas as datas aqui citadas e mais outras dos meses do ano, estão no site culturarondoniense.com.br, link datas de Rondônia)
Dia 9 – Em 1983 – A Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária, mantendo-se a mesma Mesa Diretora do período Constituinte.
O deputado (foto) Sadraque Muniz (PMDB), de Ji-Paraná, foi o primeiro orador (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 9 – Em 1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como Massacre de Corumbiara (Jornal Estadão do Norte),
Dia 10 – Em 1960 – O governador do Território de Rondônia Milton Lima e o secretário Ary Tupinambá Pena Pinheiro assinam o Decreto nº 353, criando a Escola Wilson Camargo, em Vilhena. O patrono era engenheiro na construção da BR-29 (blog João Paulo das Virgens Lima).
Dia 10 – Em 1960 – Inaugurada a primeira escola em Vilhena, a Wilson Camargo, tendo como professora a senhora Noeme Pereira (Pedro Brasil, Vilhena Conta sua História).
Dia 10 – Em 1976 – O executor do Incra em Cacoal, Expedito Rafael, entrega documentos dos primeiros lotes urbanos de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 11 – Em 1942 – Fundado em Porto Velho o Aeroclube, tendo como local o aeroporto do Caiari (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 13 – Em 1971 – Criado pelo INCRA, na região (depois absorvida pelo município de Nova Mamoré) o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
Dia 15 – Em 1823 – A Província do Grão Pará (suas terras abrangiam todos Estados da (hoje) Amazônia brasileira) adere à Independência do Brasil (Nelson de Figueiredo Ribeiro,A Questão Geopolítica da Amazônia).
Dia 15 – Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio, que incluiria a seguir o “da Silva”, e, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio, Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico).
Dia 17 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 18 – Em 1988 – O Incra inicia o projeto Buritis (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
Fonte: Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis