Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 - 14h11
O movimento grevista deflagrado por professores passando depois a contar com adesão dos acadêmicos há quase três meses na Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi encerrado nesta segunda-feira, 28-11, com a entrega e leitura do ato de renúncia do reitor José Januário do Amaral, em reunião do Conselho Universitário, realizada no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil. Antes da leitura da renúncia do reitor, foram empossados cerca de dez novos conselheiros representantes do professores e dos acadêmicos e definida a posse da atual vice-reitora, Maria Cristina Victorino de França, com tempo determinado para convocar novas eleições.
O Consum voltará a se reunir, provavelmente nesta terça-feira, para sacramentar o nome de Maria Cristina com reitora e encaminhar o processo para homologação do Ministério da Educação (MEC).
Em meio às comemorações de professores e estudantes, o professor Adilson Siqueira, um dos líderes do movimento grevista, propôs que todos desarmem os ânimos. “Conseguimos uma importante vitória que terá repercussão no movimento estudantil Brasil a fora. Agora precisamos de maturidade para encaminhar o processo de sucessão na direção da Unir, para não nos perdermos em discursos e colocarmos em prática todas aquelas mudanças que a comunidade universitária tanto almeja”, reiterou o professor.
Siqueira lembrou ainda que o movimento conseguiu uma importante vitória contra os desmandos administrativos e a corrupção na Unir, de acordo com o que vem sendo apurado no âmbito dos ministérios públicos Federal e Estadual. “Por isso fomos convidados por outros segmentos dos movimentos sociais para integrarmos, nesta terça-feira, um ato pela ética e contra a corrupção em frente à Assembleia e convido a todos para se fazer presente. Não compactuamos e não concordamos com os desmandos praticados pelos deputados, principalmente contra os parcos recursos da saúde”, disse Siqueira, convocando a todos para engrossar as fileiras do movimento contra a corrupção.
Apoio da Adunir
Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – ADUNIR divulgou nota de apoio a vice-reitora Maria Cristina Victorino. “Não aceitamos qualquer tentativa de denegrir a imagem da vice-reitora da Unir, professora doutora Maria Cristina Victorino de França, eleita e empossada no cargo dentro dos critérios estabelecidos pelo Conselho Universitário – CONSUN, pelo entendimento de que todos e quaisquer questionamentos relativos à sua titulação devem passar previamente pelo crivo do devido processo legal, com efetivo direito ao contraditório e à ampla defesa”, acentua a nota assinado pelo presidente da Adunir, Delson Fernando Barcellos Xavier.
Na nota, a Adunir incita, ainda, a todos os professores da UNIR a se manterem uníssonos em torno do nome da vice-reitora, “para que a academia possa ter uma transição sem traumas e, assim, alcançar o objetivo maior, que é o de dar condições dignas de trabalho aos servidores de todos os Departamentos e Setores da Universidade, na busca da efetivação da educação pública gratuita e de qualidade”, reitera a direção da Adunir.
Fonte: Adunir
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)